Punir os irresponsáveis

Não podemos nos furtar da tragédia de Santa Maria. Principalmente ao ver tanta omissão por parte das autoridades. A última seria de indiciar a banda causadora da tragédia por homicídio. Enquanto tragédias acontecem e vão acontecer de novo. Responsabilizar a banda é fácil, é a parte mais fraca. E os proprietários da ratoeira? E os irresponsáveis da Prefeitura Municipal  que deram o habite-se e o alvará de funcionamento para aquela ratoeira? E o Comando do Corpo de Bombeiros que deu condições de segurança para o funcionamento? E o engenheiro que assinou o projeto de reforma, porque deve ter havido algum? E o Comando da Brigada Militar que deve ter também dado seu aval para o funcionamento? Que tipo de especialista do Corpo de Bombeiros esteve no local e não identificou que o isolamento de espuma altamente inflamável, jamais poderia ficar a descoberto, especialmente no teto, sem um forro posterior? Começou com um sinalizador, mas poderia ter sido com um curto circuito na instalação elétrica.

Na verdade, foram muitos os jeitinhos brasileiros dados para o funcionamento daquela boate ratoeira. E agora, as investigações policiais, da perícia técnica, dos bombeiros, tudo indicará o indiciamento da banda que provocou as primeiras chamas.

E os verdadeiros irresponsáveis pelas mortes, pela perda de vidas, sairão lisos, ilesos, e apontando responsáveis. Não se trata de estar vencida a licença de funcionamento ou não, o alvará ou sabe-se lá mais o que. Mas sim, de indicar os irresponsáveis que deram condições de funcionamento a uma verdadeira câmara de gás. Onde as vítimas tinham só a porta de entrada para sair. E pensando bem, quantas ratoeiras e câmaras de gás andam funcionando por aí com autorizações na base do jeitinho bra$ileiro? Pode haver falta de pessoal, mas o mais importante é que o que existe, por um motivo ou outro, é irresponsável.

A fumaça preta da Kiss da morte paira sobre as cabeças das autoridades. Que elas indiquem os irresponsáveis! E saiam detrás da moita dos gabinetes! O Mundo chora as vítimas! E as autoridades são as responsáveis, sim! Foram quando se mostraram omissas na licença, e são agora por tentarem esconder a verdade nas chamas de um sinalizador. Senão, provem o contrário e mostrem os irresponsáveis!

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.