Prefeitura realiza primeira oficina de mobilização da Praça dos Esportes e da Cultura

Sete oficinas estão previstas com o objetivo de formar um conselho gestor que irá administrar o espaço juntamente com o poder público


Irati - A Prefeitura Municipal de Irati e a Coordenação da mobilização social da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) convidam os moradores dos bairros Joaquim Zarpelon, Irati III, Daniel Bini, Santa Mônica, Vila São João e Vila Matilde para a 1ª Oficina de Mobilização da Praça. A oficina acontece na quarta-feira (16) às 19h, na Escola Rosalina Cordeiro de Araújo.
A obra que está sendo edificada na Vila São João está com 50,64% do projeto concluído. Ela receberá investimentos totais de R$ 2,17 milhões, provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e contrapartida da prefeitura. O local receberá também R$ 21,9 mil destinados a ações de mobilizações sociais.
A Praça dos Esportes e da Cultura é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
O local terá 3 mil m² de área total, com 1,034 m² de área construída. Haverá também sala multiuso, CRAS (Centro de referência e assistência Social), biblioteca, telecentro com 12 computadores, cine-teatro, quadra poliesportiva, pista de skate, equipamento de ginástica, playground e pista de caminhada.
O projeto federal determina que a gestão da praça seja compartilhada. Quatro pessoas de Irati, sendo duas da prefeitura e duas da comunidade, já realizaram curso de capacitação à distância e também foram iniciados em novembro os trabalhos de mobilização social. Haverá ainda sete oficinas e dez reuniões.
De acordo com a assistente social da Secretaria de Planejamento, Sandra Maria de Almeida, estes encontros irão preparar a comunidade para a gestão do espaço. "A idéia é sensibilizar a comunidade a respeito do espaço, preparar para a gestão compartilhada e formar o conselho gestor.", observa. Este conselho será responsável por auxiliar na elaboração de programação da praça, estipulação de horário para utilização dos espaços e decisões que precisem ser tomadas. O fato de a praça estar sendo edificada em um bairro novo facilitou o trabalho de mobilização social iniciado em novembro de 2012, pois a comunidade já estava se organizando e escolhendo líderes para formar a associação de bairro. "As duas pessoas que foram contratadas para a mobilização social estão mapeando as lideranças da comunidade, formada também pelos bairros do entorno, beneficiando-se também do processo de mobilização comunitária que já estava acontecendo no bairro", finaliza a assistente social.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati


Publicado na edição 654, 16 de janeiro de 2013.