Prefeito de Rebouças é o novo presidente da Amcespar

Claudemir Herthel (PSDB) assume a entidade dizendo que é preciso buscar mais recursos para a agricultura, a industrialização e para a capacitação de pessoas




[caption id="attachment_23952" align="alignleft" width="420" caption="Claudemir Herthel fala sobre os novos projetos para a entidade, ao lado Stoklos e Benato (da gestão anterior)"][/caption]

Centro Sul - Neste dia 21 ocorreram as eleições para presidência da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná, Amcespar. Os prefeitos de Prudentópolis Gilvan Agibert (PPS) e de Rebouças Claudemir Herthel (PSDB) colocaram seus nomes à disposição e tentaram, na última semana, articular o apoio dos demais prefeitos da região. Reuniões e conversas informais não deram conta de definir quem seria o presidente da entidade. Com isto, a deliberação final ocorreu no próprio dia 21, em reunião a portas fechadas na Amcespar. Após longo período de conversa, foi decidido consensualmente entre os prefeitos que Herthel seria o presidente e Agibert o 1o vice-presidente.
"Não saio derrotado, saio com a cabeça erguida dizendo que sou grande parceiro para trabalhar em prol da nossa região", afirmou Agibert. Segundo ele, sua candidatura não foi "para fazer guerra", foi por se sentir frustrado ao comparar a Região Centro Sul como a Região Sudoeste do Paraná. "Fui para o Sudoeste do Estado e voltei com inveja e ciúme, a quantidade de recursos, de verbas... parece que todas aquelas pessoas são melhores que nós. Temos que nos unir e mostrar a grandeza da nossa região", desabafou o prefeito de Prudentópolis. Ele conclamou a união entre os prefeitos que, em sua opinião, precisam parar de apenas "bater palmas para programas do Governo do Estado" e de "se contentarem com migalhas".
O novo presidente da Amcespar também defendeu a união de forças. "Todos devemos trabalhar em conjunto, valorizando o que temos de mais precioso, que é a nossa população", disse Herthel. Segundo ele, o pacto federativo acaba fragilizando os municípios, que têm dificuldades em relação a recursos. "Isto precisa ser repensado, temos que buscar cada vez mais recursos para a agricultura, a industrialização, a capacitação de pessoas, buscar o que é mais importante para o ser humano, que é a dignidade", afirmou o presidente da Amcespar. Herthel destacou ainda que as portas da entidade estão abertas para que os prefeitos possam discutir, juntos, as questões relevantes e que, à frente da entidade, "não medirá esforços para buscar o mínimo necessário para a nossa região".




[caption id="attachment_23953" align="alignright" width="420" caption="Claudemir e Agibert, antes concorrentes, agora presidente e vice-presidente da Amcespar"][/caption]

Primeiros trabalhos
Dinâmico e animado, o novo presidente da Amcespar Claudemir Herthel já propôs algumas iniciativas para o dia posterior à sua eleição, dia 22. Ele viaja a Curitiba, onde tem reunião marcada com o Secretário de Estado da Agricultura para levar os projetos referentes às patrulhas rurais. "Para que o combinado entre os prefeitos tenha efetividade", disse.
Outro compromisso agendado será levar ao reitor do Instituto Federal do Paraná, IFPR, a reivindicação de novos cursos técnicos para o Campus de Irati. Os cursos são voltados às necessidades do Território Centro Sul.
Em breve, Herthel também pretende agendar uma reunião entre os prefeitos e o governador Beto Richa (PSDB).


Urgência dos aterros sanitários
O problema dos aterros sanitários inadequados é uma questão urgente, que foi comentada pela responsável pelo departamento jurídico da Amcespar, Graciani Erkeman, aos prefeitos logo após a posse da nova diretoria. Os elevados custos para a implantação e manutenção dos aterros nos municípios são preocupantes. E a falta do cumprimento das exigências estipuladas pelo Ministério Público também pode acarretar multas aos municípios. "O governo estadual tem novos projetos para o tratamento de resíduos sólidos e a intenção de fazer isto acontecer", disse a advogada aos presentes. E Graciana se justificou, "trouxe este assunto hoje devido aos prazos; temos que dar início aos trabalhos imediatamente".


Panorama
Deixam os cargos de prefeito e vice-prefeito da Amcespar, Edemétrio Benato Júnior e Sergio Luiz Stoklos, ex-prefeitos de Inácio Martins e Irati, respectivamente.
Benato fez um panorama do trabalho realizado nos últimos anos e citou resultados positivos alcançados. Dentre eles, a criação da 8a Companhia Independente de Polícia Militar, benefícios para a agricultura familiar, a regularização fundiária de propriedades rurais, elaboração de planos diretores para os municípios da região, serviços sociais, a diversificação de culturas em substituição ao tabaco e a assistência técnica oferecida para os produtores.
"A Amcespar vem cumprindo o seu papel de defender os municípios e assessorá-los na elaboração de projetos e orçamentos", disse Benato, lembrando que a entidade trabalha "os pontos comuns e prioritários" aos municípios do Centro Sul.
Ao deixar o cargo de vice-presidente da Amcespar, Stoklos alertou os novos prefeitos em relação à luta municipalista. "É preciso que os municípios sejam reforçados, que mostrem a sua força, pois são mais de 5 mil municípios e apenas 27 estados e a União, mas existe subfinanciamento e encargos de outras esferas que são assumidos pelos municípios", disse. Segundo o ex-prefeito de Irati, cerca de 10% dos orçamentos municipais vão para cobrir despesas que competem ao Estado ou a União. "Isto precisa mudar, pois dobraria a capacidade de investimento dos municípios", finalizou Stoklos.


Histórico da Amcespar
A Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná, Amcespar, Microrregião 17, foi fundada em 25 de março de 1983 em Irati. Ao longo dos anos, vem desenvolvendo um trabalho de integração e organização regional.
Congrega os municípios de Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Inácio Martins, Guamiranga, Prudentópolis e Imbituva que, neste ano de 2013, voltou a fazer parte da entidade.
Através da lei número 11.121 do Diário Oficial do Estado do Paraná em 30 de junho de 1995 a Amcespar foi declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos.
A partir de 1996, firma convênio com o Governo do Estado, onde em sistema de parceria trabalha para o desenvolvimento urbano dos municípios, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano.




[caption id="attachment_23954" align="aligncenter" width="420" caption="Todos os prefeitos dos municípios da Amcespar ocupam cargos junto à entidade"][/caption]

Diretorias Eleitas Amcespar/Conder
Conheça os novos integrantes da diretoria da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná, Amcespar, e do Consórcio de Desenvolvimento Regional, Conder. Eles foram eleitos durante a 27a Assembleia Eletiva da Amcespar/Conder para o biênio 2013-2015.

Presidente da Amcespar - Claudemir Herthel (PSDB), prefeito de Rebouças.
1º Vice Presidente - Gilvan Pizzano Agibert (PPS), prefeito de Prudentópolis.
2º Vice Presidente - Oziel Neivert (PSD), prefeito de Fernandes Pinheiro.
Tesoureiro - Ivanor Muller (PSD), prefeito de Teixeira Soares.

Conselho Fiscal
Silvio Paulo Girardi (PSC), prefeito de Rio Azul.
Telma Fenker (PSDB), prefeita de Guamiranga.
Lauri Setrinski (PSDB), prefeito de Inácio Martins.

Conselho Deliberativo
Rogério Almeida (PV), prefeito de Mallet.
Bertoldo Rover (PSD), prefeito de Imbituva.
Odilon Burgath (PT), prefeito de Irati.

Câmaras Permanentes da Amcespar e Conder
Agricultura e Meio Ambiente - Ivanor Muller (PSD)
Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Juventude - Odilon Burgath (PT)
Saúde, Bem Estar /Ação Social e Combate a Fome - Rogério Almeida (PV)
Pesquisa, Mercado, Indústria e Comércio - Bertoldo Rover (PSD)
Tributação, Leis e Normas Fiscais - Claudemir Herthel (PSDB)
Desenvolvimento Urbano e Representação junto a AMP /CNM e TC - Claudemir Herthel (PSDB)


Texto e fotos: Letícia Torres, da Redação


 Publicado na edição 655, 23 de janeiro de 2013.