Paraná - Nesta semana, desembarcaram em São Paulo, exatamente 55 clubes de todos os estados da União, completando cem equipes, junto com as outras 45 paulistas pra participar da 44.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A Copinha, como é conhecida, começa dia 4 de janeiro (com seis jogos) e termina dia 25 do mesmo mês, data do 459.º aniversário de São Paulo, o motivo da criação da magna competição, patrocinada pelo governo estadual, é organizada e executada pela Federação Paulista de Futebol.
Dos clubes paranaenses, o Atlético é o que tem o melhor retrospecto na Copinha, sendo finalista em 2009, quando perdeu pro Corinthians, na final e na última edição, em 2012, chegou às semifinais. Coritiba, Paraná e Iraty, fizeram boas campanhas, alçando vôo até as semifinais.
Coritiba
Dos três "grandes" da capital paranaense, o Coritiba é o primeiro a estrear na Copinha. Os comandados do professor Cevanei Gabriel da Rosa estão no Grupo B, sediados em Marília, jogando no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, na companhia de Cruzeiro-DF, Mirassol-SP e Marília-SP.
Primeiro jogo, dia 5, sábado, às 16h, contra o Mirassol. Depois, dia 8, terça-feira, às 20h, contra o Cruzeiro, do Distrito Federal e fechando participação na 1.ª fase, Coxa x Marília, dia 12, sábado, às 11h, com transmissão ao vivo pelo canal da Rede Vida.
Atlético
Sob o comando de Pedrinho Maradona, o Rubro-Negro está no Grupo I, em Franca (Estádio Dr. José Lancha Filho, nas companhias da Francana (time da casa), Arapiraquense, do Alagoas e o Barras FC, do Piauí. Os jogos serão os seguintes: dia 6, contra o Barras, às 16h, depois o CAP pega os alagoanos do Arapiraquense, dia 9, quarta-feira, às 20h e fechando participação na 1.ª fase, contra a Francana, dia 12, sábado, às 16h.
Paraná Clube
Com o ex-zagueiro Milton do Ó, no comando técnico, o Tricolor paranaense tem um dos maiores desafios, pois vai atuar na capital paulista, contra duas ótimas equipes de lá. Estreia domingo, dia 6, contra a Ponte Preta, clube mais antigo do Brasil, às 16h, no Estádio Nicolau Alayon, onde serão efetivados todos os jogos deste Grupo X. Depois o Tricolor enfrenta o Tocantinópolis, dia 9, terça-feira, às 16h e decide tudo contra o Nacional, sábado, às 16h.
Texto: Paraná Online
Publicado na edição 652, 04 de janeiro de 2012.