A ideia de convidar os indígenas, moradores do "teatro" de Irati, para participar da semana cultural do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, surgiu logo no início, quando nos foi dado o tema para.
Seria interessante, porém comum, decorarmos uma sala com o tema "cultura indígena". Desta forma, trazer para o colégio representantes dessa cultura, era o que faltava em nosso trabalho.
Quando chegamos ao "teatro" para fazer o convite, vimos que eles precisavam de mais do que uma simples exposição em um colégio. Faltava-lhes roupa, comida, água e condições para uma vida digna, como a de qualquer outro cidadão. A partir daí, começamos a nos envolver e a lutar pela causa. Arrecadamos brinquedos, roupas e comida. Também os ajudamos a vender seu artesanato.
Nosso grupo trabalhou durante semanas para que, mais do que um trabalho, a nossa missão fosse cumprida com sucesso. Porém, sabemos que a nossa ajuda não foi suficiente para acabar com seu sofrimento. A sociedade os ignora. O governo os ignora. E é por esse motivo que eles vivem em condições desumanas.
Para nós, essa experiência foi incrível. Mas fica um apelo para que a sociedade passe a olhá-los de outra forma. Eles não são mendigos e não estão ali porque querem. Eles têm uma cultura riquíssima em tradições e são extremamente sábios. Afinal, eram os donos do Brasil muito antes de qualquer outro povo, e agora não têm um teto para se abrigar.
Enfim, agradecemos à professora Loriane Martins, que nos acompanhou e incentivou durante o trabalho; à direção do colégio, que nos deu todo o apoio necessário e a todas as pessoas envolvidas.
Organizadores e colaboradores: Dayane Filipak, Rosane Galvão da Rocha, Bruna Letícia de Souza, Wérlon Matias Marques, João Henrique de Souza e Maygon André Molinari.
Por Dayane Filipak e João Henrique de Souza
Publicado na edição 651, 27 de dezembro de 2012.