Nova estrutura administrativa de Rebouças é aprovada pela Câmara Municipal

Em sessão extraordinária, projetos que criam departamentos e secretarias são aprovados pelos vereadores de Rebouças


Rebouças - O plenário da Câmara Municipal de Rebouças ficou lotado no último dia 17, quando diversas pessoas acompanharam a sessão extraordinária, convocada pelo prefeito Claudemir Herthel (PSDB) para votação dos projetos referentes a nova estrutura administrativa básica do Município.
"Alguns departamentos e secretarias não existiam, pois a gestão anterior propôs uma lei que extinguiu cargos por determinação do Tribunal de Contas", explicou Herthel. Ele conta que coube à sua administração rever estes aspectos e, para isto, a avaliação do que precisava ser reestruturado para a melhoria da prestação dos serviços públicos durou dez dias. No período foi feito um estudo do impacto financeiro dos novos cargos, para que os projetos pudessem ser enviados para apreciação dos vereadores.
"Na prática, no esporte existe orçamento, mas não poderíamos colocar uma pessoa para cuidar do setor, na cultura a situação é similar, assessoria de imprensa e chefia de gabinete também não poderíamos ter sem as leis específicas", detalha o prefeito. O trabalho para reestruturar os cargos foi intenso, segundo Herthel, "para trazermos algo com consistência, que possa ficar para os próximos dez, quinze anos".
A proposta de reestruturação foi aprovada por unanimidade pelos oito vereadores reboucenses, que compõem a 25ª Legislatura. São eles, André David Piskorz (PSDB), Ricardo Carlos Hirt Jr (PT), Laércio Antonio Cipriano (PT), Sérgio Ogliari (PP), Silvio Cristiano Pszedimirski (PMDB), Luiza Maria Semkiw de Andrade (PP),Jaderson Luiz Molinari (PP), e Ana Maria Cararo (DEM). O presidente da Câmara, Fábio Marcelo Chiqueto (PSD) não vota.
Na avaliação de Chiqueto, a sessão foi "animada e atípica", apesar de também seguir a formalidade necessária. Ele conta que o prefeito puxava uma salva de palmas cada vez que um projeto era aprovado. Além do prefeito, o vice-prefeito Antonio Oliveira Padilha também participou da sessão extraordinária do dia 17.
Em Rebouças, os poderes Executivo e Legislativo demonstram estar em uma "boa sintonia", na definição do próprio presidente da Câmara. Para finalizar, Chiqueto diz, "fizemos a nossa parte e agora damos condições para o prefeito Claudemir Herthel trabalhar".
O prefeito concorda e afirma, "a partir de agora, vou poder trazer os secretários e os assessores para a ordenação normal dos trabalhos para atender todas as demandas necessárias".



Texto: Letícia Torres, com informações da reportagem da Rádio Alvorada


Publicado na edição 655, 23 de janeiro de 2013.