Notas Políticas

Rumo à capital federal
Na próxima semana, entre os dias 28 e 30, os prefeitos da região participam, em Brasília, de um encontro que reúne os novos líderes municipais. O evento tem o tema "Municípios Fortes, Brasil Sustentável" e irá reunir os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desen-volvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.


Puxão de orelha
Um puxão de orelha nos chefes dos escritórios regionais do governo estadual foi dado pelo prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD), durante as eleições para a presidência da Amcespar. "Nenhum representante dos núcleos regionais me procurou neste segundo mandato, só porque fui reeleito, não quer dizer que não tenho novas ideias. Precisamos que nos ajudem, temos que conversar mais com os núcleos regionais", disse.


Troca dos chefes dos núcleos regionais
E por falar nos chefes de núcleos regionais, o burburinho quanto à substituição das pessoas que estão no comando é grande. Extraoficialmente, fala-se que João Antônio Almeida Júnior deixará a chefia da 4a Regional de Saúde, que José Antonio Pianaro deixa a chefia do Núcleo Regional de Educação e que Ronildo Surek será substituído na chefia da 4ª Ciretran. Outras mudanças, menos comentadas, também podem ocorrer.


Falta de estrutura
Independente de concordar ou não com a orientação político-partidária e com atitudes pessoais de cada um dos ocupantes dos cargos de chefia regional, justiça seja feita: muitos dos escritórios enfrentam problemas sérios devido à falta de estrutura e pessoal para trabalhar.


Imbituva volta para a Amcespar
Neste ano, o Município de Imbituva voltou a fazer parte da Amcespar e o prefeito Bertoldo Rover (PSD) comenta o fato. "A Amcespar está em movimento há mais de 20 anos e vai continuar em movimento, continuar progredindo; isto nos trouxe de volta", afirma o prefeito, acrescentando "vou colaborar com tudo que for possível na pasta de Indústria e Comércio (Câmara Setorial que ele coordena)".


Força política
Para aumentar a força política da região, o prefeito de Mallet, Rogério Almeida (PV) defende que Ivai também faça parte da Amcespar. Ele sugere que a entidade entre em contato com o Município para isto. "Precisamos trazer Ivai para a Amcespar, somos unidos e temos que ser unidos", disse Almeida.


Força política 2
"Não queremos migalhas, vamos pedir o que temos direito", afirmou o prefeito de Prudentópolis Gilvan Agibert (PPS). Ele acredita que a região, que possui mais de 200 mil habitantes, precisa se unir e mostrar a força que tem, deixando de apenas "bater palmas para o Governo do Estado".


Novos agentes penitenciários
A segurança pública em Irati tem se tornado melhor a cada dia. Desta vez, o reforço é para a estrutura da Polícia Civil. Novos agentes penitenciários (12 no total), aprovados em concurso público, deverão assumir e Irati contará com mais profissionais qualificados. A estrutura da Delegacia de Polícia poderá passar por alterações. Acompanhe reportagem completa sobre o assunto na próxima edição do jornal.


Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus
O respaldo técnico é imprescindível para que qualquer proposta seja anunciada. A escolha democrática não se sobrepõe, por exemplo, à segurança pública. É preciso que as instâncias competentes sejam consultadas previamente. E dá-lhe embate entre vontade de trabalhar, inexperiência e assertividade.


Posse no Tribunal de Contas
Várias lideranças da região participaram, no último dia 17, da solenidade de posse do conselheiro Artagão de Mattos Leão, como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Também foram empossados o vice-presidente, conselheiro Durval Amaral, e o corregedor-geral, conselheiro Ivan Bonilha. Dentre as autoridades da região que marcaram presença, destacamos os prefeitos de Irati Odilon Burgath (PT) e de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD).


Conversa sobre educação
Amanhã (24), o prefeito Odilon Burgath e a equipe da Secretaria Municipal de Educação se reúnem com diretores e coordenadores das escolas. O encontro de planejamento pedagógico será no salão São Leopoldo, na Igreja Nossa Senhora da Luz, a partir das 13h30. Na oportunidade, devem ser tratadas metas e projetos para rede municipal de ensino de Irati, em 2013.


 

Publicado na edição 655, 23 de janeiro de 2013.