Local escolhido para o Carnaval 2013 em Irati foi vetado por autoridades policiais

Irati - A Polícia Militar, após reunião técnica realizada na Prefeitura Municipal de Irati, com participação do prefeito Odilon Burgath, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, e secretários municipais, comunica à população iratiense, que o local previamente agendado para o evento Carnaval 2013 (Rua da Liberdade, em frente ao Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon), foi avaliado de maneira técnica quanto a vários itens de segurança, sendo acordado que não é um local adequado para a realização da festa.
Os pontos destacados foram, principalmente quanto à passagem da linha do trem, pois em momentos de festa poderia este veículo estar em deslocamento naquela área, havendo a possibilidade de acidentes com os foliões.
Outro ponto bastante discutido e analisado pelos integrantes da reunião foi o fato de haver pedras ao redor da linha do trem, o que compromete a segurança do local, pois estas podem ser usadas para a prática de ilícitos e causar lesões nas pessoas que se encontram nas proximidades. E por ser uma grande extensão ao redor da via, não existe como fazer um isolamento eficiente destas áreas de risco.
De acordo com a Lei Estadual nº 14.284/2004, todos os eventos em que haja grande concentração de pessoas haverá a necessidade de laudos técnicos da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, atestando quanto a segurança ou não do local.
A mudança do local do evento Carnaval só foi posta em discussão, para que os quatro dias de festa popular seja o mais saudável possível, sem possíveis riscos à integridade dos cidadãos que lá comparecerão.
Ficou então acordado entre os presentes a necessidade de uma nova audiência pública, a fim de que outro local seja indicado, de acordo com as determinações legais.



Publicado na edição 655, 23 de janeiro de 2013.