Também assumiram oficialmente o vice-prefeito Maurício Marchinski e os vereadores
[caption id="attachment_23391" align="alignleft" width="420" caption="O prefeito reeleito comentou felicidades e tristezas dos últimos quatro anos"]
Teixeira Soares - A solenidade de posse do prefeito reeleito Ivanor Muller (PSD), seu vice Maurício Marchinski (PP) e os nove vereadores que compõem o poder legislativo municipal para o período de 2013 a 2016 em Teixeira Soares teve caráter festivo. Precedida por um culto ecumênico, a cerimônia que ocorreu no recém-inaugurado Centro de Eventos Municipal na noite do primeiro dia do ano, foi acompanhada por grande número de cidadãos que se fizeram presentes para assistir à posse de seus representantes.
Reeleito com quase 63% dos votos, Ivanor Muller iniciou seu discurso dizendo que todas as obras e ações que foram feitas em sua administração não aconteceram por acaso, mas que foram frutos de muito trabalho e parcerias. "Eu preciso agradecer a todos esses parceiros que ajudaram no crescimento do município. Parceiros do governo federal como o Lula, a Dilma, a Gleisi Hoffmann, o (deputado federal) Ângelo Vanhoni, o (deputado federal) Eduardo Sciarra e também pelo (deputado federal) Dilceu Sperafico", bradou Muller em tom de gratidão. Ele também apontou parceiros do governo estadual entre eles o ex-vice-governador Orlando Pessuti, o ex-governador Roberto Requião, o governador Beto Richa, o deputado estadual Artagão Júnior, o deputado estadual Plauto Miró e o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni. "Todos eles fizeram contribuições para o engrandecimento de Teixeira, pois o prefeito sozinho não consegue fazer tudo o que quer", afirmou Muller.
[caption id="attachment_23392" align="alignleft" width="420" caption="Os nove vereadores tomaram posse na ocasião"]
Ele também mostrou gratidão ao ex-prefeito de Irati, Sergio Stoklos, que segundo ele, foi quem "abriu as portas do governo estadual". O Muller comentou que quando assumiu a prefeitura de Teixeira Soares, em 2009, ligou para Stoklos e fez esse pedido. "Alguns dias depois ele me convidou para um almoço no qual estaria presente um secretário estadual", recordou. A partir daquele momento, de acordo com Ivanor Muller, seu contato com os representantes estaduais passou a ser mais direto e com isso os recursos passaram a chegar com mais frequência ao município.
Os vereadores da antiga gestão também foram lembrados pelo prefeito, que afirmou que todas as obras e projetos do executivo que mudaram a cidade não teriam sido executados se não fosse pelo trabalho dos representantes da Câmara Municipal. "Os vereadores estiveram junto comigo. Sempre buscando, trazendo e realizando coisas boas para Teixeira Soares", comentou.
Ele foi aplaudido quando comentou sobre a situação financeira da prefeitura. Segundo Muller, apesar da grande quantidade de obras realizadas pela administração municipal, a saúde financeira de Teixeira Soares encontra-se muito bem. "Criamos fundos, pagamos os funcionários e ainda temos mais de R$ 1,7 milhões depositados em conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal", afirmou. Contou ainda que o município tem hoje uma capacidade de endividamento de R$ 4 milhões, porém, não pretende utilizar este recurso.
Não foram apenas as conquistas que foram notadas pelo prefeito reeleito durante a cerimônia. Ele lembrou que um dos momentos mais difíceis desses quatro anos foi sua expulsão do PPS. "Eu estava visitando meu pai, que estava internado num hospital em Curitiba, quando recebi uma ligação dizendo que eu estava expulso do partido e que também corria o risco de perder o mandato", contou. A causa da expulsão foi infidelidade partidária, pois durante as eleições para governador, Muller apoiou o candidato Osmar Dias (PDT) ao invés de Beto Richa (PSDB), que era apoiado pelo partido. Após sua expulsão, o prefeito apresentou sua defesa e perdeu no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Porém, recorreu no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) que apresentou decisão favorável a Muller que conseguiu manter o cargo de prefeito mesmo tendo mudado de partido.
[caption id="attachment_23393" align="alignleft" width="420" caption="Ivanor Muller, Maurício Marchinski e suas esposas tiveram lugares especiais"]
Por fim, ele garantiu que essa deve ser sua última posse, visto que não pretende continuar a carreira política quando esta gestão for finalizada e afirmou que se alegra de sua caminhada enquanto representante do povo de Teixeira Soares.
O vice-prefeito empossado, Mauricio Marchinski, se emocionou ao agradecer à população do município pelos votos, e ao prefeito Ivanor Muller, pelo fato de confiar-lhe o cargo de vice. Ele afirmou que Muller é um grande administrador e isso pode ser visto pelas obras concluídas nos últimos quatro anos. "Inclusive este Centro de Eventos, sonho de muitos de nós, cidadãos teixeira-soarenses", afirmou Marchinski referindo-se ao local onde aconteceu a solenidade. Ele garante que nesta gestão ainda serão realizadas muitas obras para o crescimento do município.
Também foi convidado a fazer o uso da palavra o chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), Nelson Antunes que afirmou ser fácil falar de Muller, visto ser um dos grandes admiradores de sua obra e seu trabalho. "Hoje eu vi a concretização do motivo do sucesso de sua administração. Enquanto grande parte dos prefeitos que tentaram a reeleição não venceram as eleições, Muller conseguiu essa façanha com aproximadamente 63% do apoio da população de Teixeira Soares", apontou.
Segundo Antunes, isto só é possível graças ao posicionamento "sério, honesto e trabalhador de Muller. Teixeira Soares tem trilhado um caminho de transformação", disse.
O representante do deputado estadual Artagão Júnior, Celso Specht, contou que esteve junto com Muller e Marchinski na reta final da campanha em um grande encontro em praça pública e naquela ocasião o povo já proclamava Muller como prefeito reeleito mesmo não tendo acontecido as eleições. "Isso significa que sua história na política, principalmente nestes últimos quatro anos, foi pautada por muita seriedade, trabalho e compromisso com a população", garantiu Specht. Ele ainda firmou que com as parcerias com o deputado federal Eduardo Sciarra e com o deputado estadual Artagão Junior, Teixeira Soares ainda tem muito a realizar pela população.
Vereadores
Também tomaram posse os nove vereadores eleitos para a gestão que se inicia: Professor Claudinei (PMN), Carlinhos Gorte (DEM), Bartolomeu Pereira (PSDB), Ademilson Pires (DEM), Getulio Wagner (PSB), Zé do Baratão (PT), Enfermeira Marize (PSD), Cecília (PMDB) e Alvir Tomas (PR).
A votação para a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal aconteceu na manhã desta quarta-feira (2). O presidente que eleito para os próximos dois anos foi o vereador Ademilson Pires, a vice-presidência fica a cargo de Zé do Baratão, o primeiro secretário será Professor Claudinei e a segunda secretária, Enfermeira Marize.
Texto e fotos: Guilherme Capello, da Redação
Publicado na edição 652, 04 de janeiro de 2013.