Depois de 12 anos consecutivos na divisão de elite, Azulão não disputa a competição neste ano depois do rebaixamento em 2012
Irati - A 99ª edição do Campeonato Paranaense de Futebol começou neste domingo, 12, sem atrativos para o torcedor iratiense. Depois de 12 anos seguidos na primeira divisão, o Azulão não disputa a competição depois de ser rebaixado no ano passado, quando teve uma das piores campanhas desde sua fundação. Em 22 jogos, o time acumulou apenas nove pontos e conseguiu somente uma vitória. As vésperas de completar o seu centenário, em 2014, o Iraty prossegue com seu futuro indefinido. A possibilidade de disputar a divisão de acesso neste ano ainda é incerta, conforme relata a diretoria do clube.
Em contato telefônico com o presidente, Geraldo Campagnoli, a reportagem da Najuá, foi informada que o clube aguarda o posicionamento da Federação Paranaense de Futebol (FPF) para decidir se entra em campo neste ano. Segundo apurado, ainda não há uma definição oficial da FPF sobre a fórmula de disputa das divisões de acesso neste ano. A possibilidade de extinção da terceira divisão, cogitada em 2012, continua sendo um assunto guardado a sete chaves, pelo presidente da entidade, Amilton Stival. Procurado pela equipe da Najuá, Stival não foi localizado para comentado sobre o assunto.
Devido ao baixo nível técnico e desinteresse do torcedor a segunda divisão tem sido alvo de críticas nos últimos anos. Por isso, a hipótese de realizar uma competição regionalizada e com um número maior de equipes surge como esperança de ressurgimento para o Iraty.
"Rebaixamentos"
No ano passado após o rebaixamento a diretoria do clube anunciou o encerramento das atividades do futebol profissional alegando dificuldades financeiras. Depois disso, a equipe deixou de disputar a Copa Sub-18, no segundo semestre, com a mesma justificativa. A desistência poderia ocasionar mais uma queda desta vez para a terceira divisão, já que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) obriga que todos os clubes filiados disputem pelo menos uma competição de base durante o ano. Neste caso, o Iraty não cumpriu a determinação e estaria automaticamente rebaixado.
Se o regulamento for cumprido o Azulão será obrigado a disputar terceirona em 2013. A hipótese de ficar de fora da elite do Futebol Paranaense no ano do centenário já é vista com temor pelos apaixonados pelo clube. Para que isso não aconteça, o Iraty terá que contar com a sorte fora do campo e competência dentro das quatro linhas. Caso seja convidado pela FPF para disputar a Série Prata em 2013, o Azulão ainda terá que terminar no mínimo na segunda colocação desta competição para conseguir o acesso a primeira divisão.
Convite
O convite para que o Iraty dispute a segunda divisão neste ano pode acontecer de duas formas: a unificação das divisões de acesso através de um campeonato regionalizado ou a possibilidade do clube receber um convite da FPF, caso alguma agremiação desista de disputar o certame. Em 2012, por exemplo, duas equipes desistiram de disputar a competição por motivos financeiros e abriram espaço para a inclusão de Grêmio Maringá e Grecal, de Campo Largo, na segunda divisão. Ambos foram convidados pela FPF.
Texto: Rodrigo Zub, Rádio Najuá
Publicado na edição 656, 23 de janeiro de 2013.