Girardi propõe eleições diretas para direção de escolas em Rio Azul

 

Rio Azul -


"Queremos um governo democrático". Com essa frase, o prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi (PSC) resumiu como será a atuação de sua administração municipal. Na prática, já iniciou. Exemplo disso é a escolha de diretores e diretoras de escolas municipais em Rio Azul. Geralmente a escolha de quem ocupa esse tipo de cargo é uma prerrogativa do chefe do poder executivo. Contudo, Girardi quer a participação direta dos interessados na comunidade escolar local.

"Não gostaria de ter de indicar alguém para esse cargo, mas que ele seja preenchido de maneira democrática, por pais de alunos, professores e funcionários da educação", ressalta o prefeito. Para tanto, está aberto o processo de inscrição dos interessados às vagas de diretores de escolas no município.


 

Os candidatos inscritos terão a oportunidade de expor suas propostas de trabalhos e responder às questões apresentadas por pais de alunos, professores e funcionários do setor de educação. Esta exposição de ideias acontecerá através de entrevista na Rádio Thalento FM.


 

"Assim será nosso governo: democrático, contando sempre com a participação popular e buscando o bom atendimento à população" ressalta o vice-prefeito, responsável pela Secretaria de Planejamento, professor Antonio Galdino França Júnior.


 

 


 

Como será o processo eleitoral


 

A secretária de Educação, Roseli Surmacz Gurski, destaca o processo de eleição. "A eleição para diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino será realizada nos estabelecimentos de ensino da rede municipal, com porte mínimo de 50 alunos, respeitada a duração do mandato previsto por regulamento, conforme cronograma estipulado pela Secretaria Municipal de Educação", afirma.


 

Segundo a secretária, poderão ser votados para o exercício da função de direção os professores integrantes do Quadro Próprio do Magistério Público Municipal e que preencham os seguintes requisitos:


 

I - tenham disponibilidade legal de oito horas diárias para dedicação exclusiva nas escolas que funcionem em dois turnos, conforme a necessidade, para o pleno atendimento do processo pedagógico;


 

II- possuam três anos de docência na Rede Municipal de Ensino.


 

Não podem candidatar-se professores que estejam em estágio probatório; que tenha recebido qualquer punição administrativa; e, que estiver no gozo de licença.


 

Os professores interessados em participar do pleito, devem no ato da inscrição, apresentar um Plano de Ação para Gestão da Escola a que estará se candidatando, referente aos dois anos de mandato (2013-2014).


 

 


 

Quem pode votar


 

Roseli Surmacz Gurski lembra que poderão participar da eleição dos diretores, professores do Quadro dos Profissionais da Educação; servidores de outros cargos que desempenham as funções em Escolas Municipais; pais ou responsáveis pelos alunos regularmente matriculados para o ano letivo de 2013, na rede municipal de ensino.


Datas e locais de votação


Unidade Escolar Local de Votação


Data Horário


E.R.M. Antonio José Ribeiro - E.F No próprio estabelecimento 14.01.2013 Das 16h30 às 19h30.


E.M Urquiz Cordeiro - E.I.E.F No próprio estabelecimento 14.01.2013 Das 16h30 às 19h30.


E.R.M. José Bonifácio - E.F No próprio estabelecimento 15.01.2013 Das 16h30 às 19h30.


E.M. Anahir de Oliveira Lima - E.I.E.F No próprio estabelecimento 15.01.2013 Das 16h30 às 19h30.


E.R.M. Drº Getúlio Vargas- E.I.E.F No próprio estabelecimento 16.01.2013 Das 16h30 às 19h30.


C.M.E.I Vereador Pedro Chauszcz No próprio estabelecimento 16.01.2013 Das 16h30 às 19h30.


C.M.E.I Dep. Aníbal Khury No próprio estabelecimento 17.01.2013 Das 16h às 19h30.


E.M. Profª Vanda Hessel - E.F No próprio estabelecimento 17.01.2013 Das 17h às 21h.


 


 


 

Texto: Clayton Burgath