Em sua 19ª edição, Transparaná Troller 2013 tem etapa em Prudentópolis

Prudentópolis - Considerado maior rally off-road das Américas, o Transparaná Troller fechou em 53 o número de duplas que disputarão o torneio. A competição começou nesta segunda-feira (21), largando de Guaira, no oeste do Paraná, a partir das 8 horas. A prova termina na praia de Caiobá, no litoral do estado, no próximo sábado (26), após seis dias de lama, poeira e muita adrenalina pelas trilhas e estradas paranaenses.
As 53 duplas estão divididas em cinco categorias, sendo 11 da Master, a principal da competição, 17 da Graduados, 3 da Jeep e 11 da Junior, além de 11 inscritos na Adventure, uma categoria de turismo própria para iniciantes no esporte off-road. São 52 duplas do Brasil e uma do Paraguai, da Ciuad del Este. Os brasileiros representam três estados do país: Paraná, que tem 36 duplas, Santa Catarina com 11 equipes e São Paulo com cinco representantes.
O desafio para vencer a competição é estabelecer a melhor regularidade ao longo da prova, cumprindo às médias de velocidade determinadas pela organização, em um itinerário totalmente desconhecido. Serão 12 etapas, em seis dias de prova, mais o Super Prime, que já contabilizou pontos para a classificação. Largando de Guaira, a prova segue por diversas cidades do estado, fazendo pit-stop em Iporã, Umuarama, Tapejara, Campo Mourão, Quinta do Sol, Ivaiporã, Pitanga, Prudentópolis, Irati e Curitiba, antes da chegada que será na praia de Caiobá, em Matinhos, no litoral do estado.


Programação:
Dia 21 (1ª e 2ª etapas): De Guaira a Umuarama:
O primeiro dia de competição começa com alguns trechos de lavoura e no final do dia terá alguns terrenos com canaviais.
Dia 22 (3ª e 4ª etapas): De Umuarama a Campo Mourão
Algumas estradas de fazenda e vários terrenos de canaviais marcam o segundo dia de disputa.
Dia 23 (5ª e 6ª etapas): De Campo Mourão a Ivaiporã
O terceiro dia de prova será dentro de um canavial, que tem um hotel fazenda onde será o neutro.
Dia 24 (7ª e 8ª etapas): De Ivaiporã a Prudentópolis
Muitos reflorestamentos serão a marca do quarto dia de prova. A oitava etapa será finalizada em um trial, descendo a serra em direção a Prudentópolis.
Dia 25 (9ª e 10ª etapas): De Prudentópolis a Curitiba:
As etapas do quinto dia de prova serão em linha. O penúltimo dia de disputa termina em um reflorestamento.
Dia 26 (11ª etapa): De Curitiba a Caiobá
Serão vários reflorestamentos no último dia de prova. A etapa termina em uma trilha de mil metros e depois com deslocando até Caiobá.


 

Texto: NCA Comunicação


Publicado na edição 655, 23 de janeiro de 2013.