A solenidade de tomada de posse teve caráter festivo e atraiu grande parte da população
[caption id="attachment_23376" align="alignright" width="420" caption="Em seu discurso, o vice agradeceu o convite para compor o governo ao lado de Oziel"]
Fernandes Pinheiro - Foi em clima festivo que a população de Fernandes Pinheiro assistiu a posse de seu quarto prefeito eleito, Oziel Neivert, juntamente com seu vice, Osmar Vaz Ferreira, bem como a instalação da quinta legislatura deste jovem município, no primeiro dia de 2013 no campo do Pinheiros Futebol Clube. Antes da solenidade de posse, os habitantes de Fernandes Pinheiro participaram de um ato ecumênico que reuniu representantes da Igreja Católica e de três Igrejas Evangélicas (Luterana, Assembleia e Quadrangular), em que todos eles destacaram que Deus nos coloca no mundo para participar do processo de criação e escolhe alguns para servir à comunidade e que a política deve servir ao bem comum, senão perde sua validade.
[caption id="attachment_23377" align="alignright" width="420" caption="Dona Leopoldina foi escolhida para entregar a chave simbólica do município ao novo prefeito"]
Um dos pastores também destacou a mensagem trazida em Romanos. "Vocês receberam o poder, mas exerçam autoridade", exortou. A mensagem era a de que nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus e as que existem foram colocadas em seus lugares por ele. Os pastores também ressaltaram que grandes poderes não são grandes oportunidades, mas grandes responsabilidades. E um deles diferenciou poder de autoridade: o primeiro representa a capacidade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade; já a autoridade seria a habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que se quer, por sua influência pessoal. É o que se espera dos políticos.
Após o ato ecumênico, iniciou a solenidade de compromisso e tomada de posse dos vereadores, com a instalação da quinta legislatura. O vereador mais votado nas eleições de 7 de outubro de 2012, Izaias Kuller, presidiu interinamente a sessão. O vice-presidente da sessão foi o segundo vereador mais votado, Eliton Rosene Pabis. Compuseram também a mesa os demais eleitos, chamados por ordem de votação: Queila Lovato, Osiel Gomes Alves, Celso Hoppe, Gilberto Czelusniak Junior, Professor Jeferson Alves Pires, Arildo Andrade e Marcia Dea. À direita, foi composta a mesa de destaque, com o prefeito Oziel Neivert e sua esposa, a primeira-dama Eliane Neivert, e o vice Osmar Vaz Ferreira, com a esposa Andreia Ferreira.
O vereador Izaias Kuller, que presidiu a sessão, prestou seu compromisso em cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado do Paraná e a Lei Orgânica do Município, observar as leis, desempenhar com lealdade o mandato que lhe foi conferido e trabalhar pelo progresso do município de Fernandes Pinheiro e pelo bem-estar de seu povo. Os demais vereadores o seguiram na prestação de seus compromissos, levantando o braço direito e proclamando "Assim eu prometo". Na sequência, foi lido o termo de posse, que foi assinado pelos vereadores empossados para o quadriênio 2013-2016.
[caption id="attachment_23378" align="alignright" width="420" caption="Os nove vereadores prestaram seus compromissos, assinaram o termo e entregaram declaração de bens"]
Uma vez empossados os vereadores e realizada a instalação da Câmara, se procedeu a cerimônia que marcou o ato de compromisso e posse do prefeito Oziel Neivert e o vice Osmar Vaz Ferreira. Oziel estendeu a mão direita sobre a tribuna e prometeu "manter, defender e fazer cumprir a Lei Orgânica Municipal, a Constituição do Estado do Paraná, a Constituição da República Federativa do Brasil e observar a lei e promover o bem geral dos munícipes de Fernandes Pinheiro". O vice, em seguida, prestou os mesmos juramentos. Ambos também assinaram o respectivo termo de posse, para o mandato de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016.
Os nove vereadores, o prefeito e o vice empossados entregaram suas declarações de bens, cumprindo o artigo 38 e o parágrafo único do artigo 71 da Lei Orgânica Municipal de Fernandes Pinheiro.
O veterano entre os vereadores, Eliton Rosene Pabis, eleito para o quinto mandato consecutivo, se pronunciou em nome dos demais, cumprimentando a todos os eleitos que tomavam posse na ocasião. Disse ser uma honra e uma alegria ser vereador pela quinta vez e agradeceu a todo o apoio que teve da família. Ele afirmou que pretende trabalhar da melhor forma possível e se disponibilizou a ser cobrado pela população. Pabis também prestou homenagem ao colega vereador Hailton Bocarth Taborda, que faleceu ano passado. Segundo ele, nesse momento, devem ser deixadas de lado as divergências partidárias e os vereadores devem trabalhar, principalmente, em prol dos mais necessitados.
O vice-prefeito Osmar Vaz Ferreira, em seu discurso, enfatizou seu agradecimento prioritário a Deus, por se considerar também escolhido por ele para o cargo. Agradeceu aos familiares - esposa, dois filhos, os pais, irmãos cunhados e sobrinhos - que estavam presentes à posse. Também agradeceu ao povo, que o elegeu; ao prefeito Oziel, pelo convite para fazer parte da administração. Lembrou da participação fundamental das duas famílias na campanha.
O prefeito Oziel Neivert agradeceu a Deus pela oportunidade de governar Fernandes Pinheiro. Estendeu seu agradecimento à esposa Eliane, bem como aos demais familiares e à Câmara de Vereadores "que vai nos ajudar a trabalharmos". Demonstrou sua gratidão a todos os moradores do município que foram acompanhar a posse. "Hoje reafirmo meu compromisso com Fernandes Pinheiro. Coloquei-me à disposição para governar o município e hoje aqui estou, graças à confiança que vocês me depositaram", considerou.
Oziel disse que este era o dia que se podia começar a colher esperanças, ter unidade nas propostas e dar fim aos conflitos e perseguições que, por muito tempo, vinham assolando o município. "O meu mandato será de paz. Não vou cobrar trabalho de equipe pública a custo de ameaças. Quero, acima de tudo, dar o exemplo de cristão que sou. Vou cobrar, sim, o trabalho e o compromisso dos meus funcionários com o município; porém, de forma justa e humana", prometeu. O prefeito afirmou estar pronto para os desafios que tem a enfrentar. "Para todos os lugares para onde olhamos, existe um trabalho a ser feito", acrescentou.
Ele reafirmou alguns de seus compromissos de campanha, como melhorar as estradas rurais para o escoamento da produção; investir na atração de empresas para geração de empregos, com qualificação e capacitação dos trabalhadores; atenção à saúde; condições dignas de moradia. "Darei comida aos que tem fome; agasalho, aos que tem frio; remédio, aos que tem dor. Mas, acima de tudo, respeito e dignidade aos moradores de Fernandes Pinheiro", ressaltou, evidenciando os valores que pretende perseguir em seu governo: trabalho duro, honestidade, coragem e justiça. "Quero nesta gestão dar o melhor de mim. E tenho a certeza que, juntos, faremos Fernandes Pinheiro melhor", se comprometeu Oziel.
Mesa Diretora
Ao final da cerimônia de tomada de posse, o presidente interino da Câmara de Vereadores, Izaias Kuller, convocou uma sessão extraordinária para esta quarta (2), às 19 horas, que teria como pauta a eleição da Mesa Diretora e a composição das comissões permanentes para o biênio 2013-2014.
Secretariado
A oportunidade também foi aproveitada para o anúncio público dos nomes que ocuparão sete cargos da equipe de gestão de Oziel:
- Secretaria de Bem Estar Social: Eliane Neivert;
- Secretaria Geral: Betiane Neivert;
- Secretaria de Saúde: Sandra Mara Sarnoski Afonso;
- Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes: Janete Aparecida Moreira de Andrade;
- Secretaria de Viação, Obras e Serviços Urbanos: Ilson José Meira;
- Secretaria de Administração: Ana Sabrina Tullio Cappelletti Perrelli;
- Assessoria Jurídica do Município: Vinícius Antônio Laskoski.
Texto e fotos: Edilson Kernicki, da Redação
Publicado na edição 652, 04 de janeiro de 2013.