Defesa Civil reúne nova equipe

Necessidades de melhoria no sistema de informações e tecnologia para monitoramento foram apontadas em reunião




[caption id="attachment_24219" align="aligncenter" width="420" caption="Novos membros da Defesa Civil receberam orientações acerca do funcionamento do órgão e de necessidades que devem ser supridas para otimizar o trabalho"][/caption]

Irati - Os novos integrantes da CONDEC - Irati (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) se reuniram no salão nobre da prefeitura municipal na sexta-feira (25). A reunião foi coordenada pelo capitão Elcio Meira, do Corpo de Bombeiros, e pela diretora de operações do CONDEC, a engenheira agrônoma da prefeitura de Irati, Rozenilda Romaniw Bárbara. O objetivo maior da instituição é poupar vidas no caso de desastres, sejam eles naturais ou não.
Secretários municipais e representantes de outros órgãos públicos, a exemplo da Polícia Militar, fazem parte da nova equipe. O prefeito, Odilon Burgath, é o presidente da comissão, conforme determina a lei municipal. Capitão Meira e Rozenilda expuseram aos novos integrantes o organograma do CONDEC e suas funções preventiva, de socorro, assistencial e recuperativa. "Nós precisamos nos organizar porque quando algo acontece precisamos agir rapidamente, saber para onde devemos levar as pessoas e como iremos retirá-las. Devemos nos profissionalizar neste trabalho porque não sabemos o que ocorrerá ainda que a curto prazo", observou Rozenilda.
Capitão Meira destacou que a Defesa Civil está acima de qualquer governo, unindo representantes de entidades governamentais e população. Devido a essa característica, há a possibilidade criação dos NUDECS (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Estes núcleos devem ser implantados em bairros, especialmente naqueles em que há maior risco e histórico de ocorrências que exigem a intervenção da Defesa Civil. Com a instalação dos núcleos, o trabalho de prevenção também será facilitado.




[caption id="attachment_24220" align="alignleft" width="420" caption="Odilon recebeu o colete da Defesa Civil, entregue pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Elcio Meira"][/caption]

DEMANDAS
Algumas demandas que precisam ser supridas para otimizar o trabalho da Defesa Civil foram apresentadas. Entre elas está a elaboração de plano de contingência, que permitirá ações mais rápidas. A necessidade de um local específico para a Defesa Civil também foi frisada, uma vez que a instituição tem materiais que precisam estar armazenados e acessíveis, a exemplo de lonas e outros suprimentos emergenciais. A melhoria do sistema de informações e de tecnologia para monitoramento também foi apontada. Há ainda a demanda pelo cadastramento de voluntários, abrigos e cursos de capacitação, além da execução de projetos de prevenção e de habitação, com o objetivo de remover as famílias que residem em áreas de risco.
"Temos a necessidade de verificar o que pode ser feito e fazer estudos técnicos para termos condições de prever os acontecimentos. O envolvimento da comunidade, daquelas pessoas que querem nos ajudar, especialmente nas regiões de risco, também será bem vindo", concordou Odilon.

Comissão da Defesa Civil de Irati
Presidência: Odilon Rogério Burgath - prefeito municipal
Adjunto: Oscar Renato Berger - vice-prefeito
Diretora de operações: Rozenilda Romaniw Bárbara
Secretária: Cleide Aparecida da Cruz de Andrade
GRAF (Grupo de atividades fundamentais)
Avaliação de danos: José Bodnar
Transporte e logística: Helan Muller Machado
Busca e salvamento: Izaias Pinheiro da Silva
Atendimento pré e hospitalar: Leandro Ditzel
Serviços essenciais: Karen Quoos Seidel
Abrigos provisórios: Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
Suprimentos de sobrevivência: Luiz Valdir Slompo de Lara
Relações públicas: Jhiohasson Weider Ribeiro Taborda
Segurança e ordem pública: Capitão Renato dos Santos Taborda



Texto e fotos: Assessoria PMI


Publicado na edição 656, 30 de janeiro de 2013.