O novo prefeito convidou a todos os municípes que participem do progresso
[caption id="attachment_23335" align="alignleft" width="336" caption="Solda brincou com Girardi dizendo que a chave que entregava não funciona mais; porém tinha um significado especial: devolvia ao filho as mesmas chaves que outrora recebeu do pai"]
Rio Azul - Os eleitos para os cargos de prefeito, vice e vereadores em Rio Azul tomaram posse de seus mandatos em solenidade realizada na Câmara Municipal às 19 horas de segunda (31). Jane Solda, até então presidente da Câmara, conduziu a composição da mesa para a solenidade, transferindo interinamente a presidência a Pedro Iantas, o vereador de mais idade, antes da definição da nova mesa diretora, que teve Sérgio Mazur eleito como presidente. Após todos os vereadores prestarem seus compromissos, Mazur agradeceu a confiança do eleitorado e homenageou a mãe, que o criou sozinha, pois perdera o pai aos oito anos.
A ex-primeira dama e vereadora Jane Solda agradeceu ao marido, Vicente Solda, por ter sempre atendido a seus pedidos no cuidado com Rio Azul. Emocionada, falou do amor que Vicente manifesta pela cidade e de sua luta por fazer sempre o melhor pelos municípes. Outros veradores também expressaram seus compromissos, não apenas com o público eleitor, mas também com toda a cidade a qual representam. Falaram do apoio das famílias, dos amigos e de seus projetos futuros.
Solda prestou contas ao público, relembrando seus feitos e conquistas à frente do município. Citou que existem R$ 28 milhões orçados para 2013 e disse que deixa a prefeitura de Rio Azul com o coração tranquilo, pois sabe que a entrega em boas mãos, comprometidas, e que espera que Girardi saiba cuidar do povo com o mesmo carinho que ele tem pela sua terra. O ex-prefeito observou como a vida é cíclica, citando que Cabe no passado, Leonardo Skalisz, seu sogro, entregou as chaves do município a Ansenor Valentin Girardi, pai do prefeito eleito, que, por sua vez, alguns anos mais tarde, repassou o mandato a Vicente Solda. E quis o destino que Solda devolvesse as mesmas chaves do município ao filho de seu antecessor.
Ele finalizou o discuso ressaltando que não compensaria ter sido prefeito por três mandatos se não tivesse mudado a cara da política rio-azulense. Pediu orações e pensamentos positivos para ele e para a cidade a partir de agora.
O vice empossado, Antônio Galdino França Júnior, enalteceu a importância da família durante toda a campanha eleitoral, apoiando seus projetos e o incentivando. Também reforçou seu compromisso assumido junto a Girardi e junto a Rio Azul.
[caption id="attachment_23336" align="alignright" width="336" caption="Sérgio Mazur foi definido como novo presidente da Câmara"]
Silvio Paulo Girardi, o novo prefeito rio-azulense, prestou discurso de agradecimento à mãe e aos demais familiares; ao seu vice, o professor Antônio Galdino França Júnior; ao presidente da Câmara, Sérgio Mazur, bem como aos demais legisladores. O prefeito empossado saudou também dois de seus antecessores: Vicente Solda, que lhe entregava o cargo, e Leonardo Skalisz, presente à ocasião. O novo prefeito exaltou o pioneirismo e ousadia do ex-prefeito, "seu Naido", como é carinhosamente referenciado, por ter desenvolvido o sistema de água e esgoto na cidade, que hoje cobre 94% do município, posicionando a cidade entre os melhores lugares no ranking nacional de saneamento.
"Com sua ajuda e seu trabalho, com certeza, muitas crianças deixaram de ficar doentes e hoje, pode ter certeza, sou muito agradecido em nome do município. Darei continuidade às ligaçoes de rede de água e esgoto e cuidarei da cidade com o mesmo carinho que o senhor, quando prefeito, instalou, e inteligentemente, fez um projeto audacioso, com muita coragem e hoje vemos o resultado do seu trabalho", ressaltou. O novo prefeito se recordou do pai, Ansenor Valentin Girardi que, no passado, sucedeu o mandato de Skalisz. "Meu pai foi minha inspiração, em quem me espelho na condução da minha vida e que faz muita falta a muitos, eu tenho certeza, mas está em paz. Com certeza ele está com Deus", citou.
Destacou que uma administração bem sucedida se volta ao interesse e à participação de cada cidadão e disse que o lema de seu mandato será: "Prefeito não administra sozinho". Girardi lembrou da campanha e da sua surpresa com o tratamento carinhoso com que foi acolhido pelos eleitores, mesmo aqueles que sabia que não votariam nele, e disse que vai acolher a população da mesma forma em sua gestão. "Sinto-me muito honrado e contente, muito feliz mesmo, por estar tomando posse como prefeito do município de Rio Azul, cidade onde nasci e onde muito feliz vivo. Darei tudo de mim nesses quatro anos. Dedicarei realmente a minha vida pelo município e não farei uma administração olhando para trás, pelo espelho retrovisor. Mas, sim, faremos um trabalho que, além de nos preocuparmos com o dia a dia, visualizaremos o progresso a longo e médio prazo", prometeu.
Disse ter ciência de suas resposabilidades, pois analisou as obrigações de prefeito antes de se candidatar e está disposto a cumprir seu papel, como qualquer outro funcionário público, como um servidor. "O prefeito não é o dono do município, mas sim um administrador da propriedade de todos os munícipes", sintetizou. Convidou os cidadãos a refletirem sobre como cada um cuida da cidade e ressaltou que todos são igualmente responsáveis pelo progresso.
Considerou que esta foi a eleição mais bem conduzida dos últimos tempos, em que a verdadeira democracia prevaleceu e disse que quer repetir esse exemplo de uma boa campanha deixando marcas de como se faz uma boa administração. "Fomos escolhidos pela maioria dos eleitores. Porém, de hoje em diante, nosso trabalho será em prol de toda a população rio-azulense. Aprendi também, na escola da vida a viver com dignidade e que todos têm o direito a uma vida digna", frisou.
Lembrou que acompanhou, de muito cedo e de bem perto, a vida pública do município em que nasceu, há 49 anos, testemunhando acertos e erros. Falou também da evolução da cidade e do quanto cada um contribui, a seu modo, para esse progresso. Pediu colaboração dos vereadores para intensificar esse desenvolvimento. "Não peço que aprovem tudo aquilo que o Executivo solicitar, mas aprovem tudo aquilo que seja para o benefício da população", recomendou.
"Farei da política a arte de bem governar. Sinto que estou preparado e vocacionado, pois a vontade divina foi expressa pelos votos de confiança que recebi da maioria da população de Rio Azul, à qual serei grato o resto da minha vida", agradeceu. Finalizou lembrando dos filhos João Pedro, Paulo e Ana Luísa e da esposa Alba. Se emocionou ao lembrar de sua cabo eleitoral Juce, esposa do ex-vereador Valdir Siqueira, que faleceu um mês depois das eleições.
Transmissão do cargo
Na manhã de quarta (2) aconteceu na Prefeitura a transiçao de cargo e assinatura do termo de posse da Prefeitura de Rio Azul, com a presença de membros da administração anterior e do secretariado e do prefeito e vice da gestão que se inicia agora. Solda desejou sucesso aos novos secretários e se dispôs a ajudar com o que for necessário. "Que cada subordinado tenha a humildade de obedecer aos seus chefes. Ajudem, não queiram competir", recomendou.
O presidente da Câmara, Sérgio Mazur, em nome dos demais vereadores, se colocou à disposição para aprovar todos os projetos que surjam para o bem de Rio Azul. Antonio Galdino de França Júnior, o vice, pediu o apoio dos secretários, pois eles são essenciais na administração.
Paulo Girardi reforçou o discurso da posse e acrescentou que o bem mais precioso no município não são máquinas e imóveis, mas os funcionários. Pediu a ajuda para que não deixem que a corrupção faça parte do governo e a administração seja transparente. Convidou a todos para que sejam fiscais da administração. Diferenciou sua forma de governar em relação à de Solda e disse que pretende delegar um pouco mais de responsabilidade aos secretários. "Ninguém vem à Prefeitura passear. Se o munícipe vem até a Prefeitura, ou em qualquer secretaria, é porque precisa. E se ele precisa, que seja atendido da melhor maneira possível".
Mesa Diretora da Câmara
Dois vereadores reeleitos - Jane Solda (PSDB) e Jair Boni (DEM) - e sete eleitos - Renato Hrinczuk (PP), Edson Paulo Klemba (PSD), Leonardo Kostiuczik (PT), Sergio Mazur (PPS), Leandro Jasinski (PSD), Pedro Iantas (PMDB) e Amauri Domingues (PT), assumiram seus cargos também na segunda-feira (31). Após a posse, houve sessão para eleger a Mesa Diretora para o biênio 2013-2014, que contou com chapa única, que venceu com oito votos favoráveis. O nono voto foi em branco.
A mesa executiva da Câmara rio-azulense fica, portanto, assim composta: presidente Sérgio Mazur; vice-presidente Leonardo Kostiuczik; secretário Leandro Jasisnki e 2º secretário Pedro Iantas. Mazur agradeceu o apoio dos demais vereadores e disse ser um orgulho ser empossado como presidente do Legislativo.
Secretariado
- Administração e Recursos Humanos: Vania Margarete Girardi
- Agricultura: Angelo Ulbrich;
- Cultura: Sandra Romaniuk Nós;
- Educação: Roseli Gurski;
- Esportes: José Ambrósio (Zeco) Zem;
- Finanças: Irineu Gapinski;
- Planejamento: Antônio Galdino França Júnior;
- Promoção Social: Alba Maria Mores Girardi;
- Saúde: Marina Veronez;
- Viação e Obras: Ari Antônio Andrade;
- Chefia de gabinete: Julian Fronczak.
Texto: Edilson Kernicki, da Redação
Colaboração: Clayton Burgath
Fotos: Sandra Mosson, da Redação
Publicado na edição 652, 04 de janeiro de 2012.