Cinco animais abandonados nas ruas estão em poder do município

Irati - A secretaria de Ecologia e Meio Ambiente informa que tem cinco cavalos que foram apreendidos em vias públicas: um cavalo sayno, de cara branca, localizado no bairro Joaquim Zarpelon; um cavalo gateado, encontrado no bairro Joaquim Zarpelon; um cavalo bragado, apreendido nas proximidades da Vila Raquel; um cavalo sayno-baguá, localizado nas proximidades da Vila Raquel; um potro tostado, encontrado nas proximidades da Vila Raquel.
A lei 2162/2004 que rege o Código de Posturas do Município indica as ações a serem tomadas nestes casos. Primeiramente, os animais de grande porte que são apreendidos abandonados em via pública são levados a um local previamente estabelecido pela municipalidade, neste caso a chácara de propriedade de Marcio Skubisz, que tem convênio com a prefeitura.
De acordo com a mesma lei, os proprietários dos cavalos devem se apresentar na secretaria municipal de Ecologia e Meio Ambiente, que fica na Rua Coronel Emílio Gomes, em frente ao prédio principal da prefeitura de Irati.
A retirada do animal deve acontecer em até 10 dias, a contar do dia 24 de janeiro, mediante o pagamento de multas e taxas. Na primeira infração cometida, por animal, a multa é de duas URMs (Unidades de Referência do Município), que atualmente é de R$52,91. Em caso de reincidência, a multa é de cinco URMs por animal apreendido. A lei também veda a manutenção de estábulos, cocheiras e instalações similares na zona urbana do município.


 

Texto: Assessoria de Comunicação de Irati


Publicado na edição 656, 30 de janeiro de 2013.