Irati - A reportagem do Hoje Centro Sul conversou com o chefe da 21ª Ciretran de Irati, Ronildo Antonio Pampuch Surek a respeito das mudanças e novidades trazidas pelo programa Detran Fácil, que entram em vigor neste início de 2013, objetivando agilizar o atendimento aos clientes, sejam eles condutores ou candidatos a obter a habilitação para dirigir.
A principal delas, destaca Roni Surek, é a facilitação em renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que não precisa mais ser feita presencialmente. Já é possível solicitar a renovação da carteira através do site do Detran-PR (www.detran.pr.gov.br) e clicar no canal "Detran Fácil", que fica à direita da tela. Na página é possível solicitar a CNH definitiva, a 2ª via da CNH, 2ª via do CRLV e o PID - Permissão Internacional para Dirigir.
O programa Detran Fácil pretende reduzir em até duas horas o tempo de espera pelo atendimento presencial e atender a até 19 mil pessoas mensalmente. Para solicitar qualquer um dos documentos, basta clicar no link correspondente, imprimir e pagar a guia de recolhimento para receber o documento solicitado pelos Correios, que é entregue em casa no prazo máximo de 10 dias. Tanto a foto quanto a impressão digitais da primeira habilitação são reutilizadas e o pagamento através de boleto bancário é identificado automaticamente através de sistema informatizado. A CNH é enviada à casa do condutor pelos Correios assim que confirmado o pagamento. "Logo após realizar o pagamento, ele próprio faz o agendamento da avaliação médica e, dentro de cinco a sete dias, estará recebendo sua nova habilitação em casa", comenta Surek.
"O exame psicológico também está mudando para melhor. O pessoal vai poder fazer os dois exames no mesmo dia e, agora, de uma forma melhor. Primeiro o individual e depois o coletivo", ressalta o chefe da Ciretran.
Hoje Centro Sul - De toda forma, essas mudanças não alteram o critério para ser dada a carteira de habilitação para o motorista. Cada vez são necessários mais filtros para colocar nas ruas um motorista que esteja, de fato, habilitado para se manter a segurança no trânsito.
Roni Surek: O Detran passa a ser a cada dia cada vez mais transparente. Por exemplo, os exames teóricos também estão passando por uma grande mudança. Antes, quando se fazia o exame teórico, você não tinha acesso ao resultado. Ficava apenas sabendo se era inapto ou se estava apto. Agora, não, ao término da prova você acessa o gabarito e pode corrigir para ver onde você acertou e onde você errou.
Se você for considerado inapto, sabendo onde estão os seus erros, certamento poderá corrigir e fazer os acertos na próxima prova. A preocupação do Detran é realmente colocar motoristas bons, conscientes, aprimorados em todos os sentidos: médico, psicológico, prático e mesmo na questão de você poder saber diferenciar uma placa de sinalização.
Costumo sempre dizer que o trânsito é vida; e vida, para mim, não tem preço. Ou, se tiver um preço, é muito caro.
HCS - A população costuma questionar bastante o que diz respeito aos valores cobrados nas taxas de trânsito. Qual seria a destinação delas? Seriam repassadas a projetos de educação no trânsito?
RS: Projetos de educação no trânsito, o Detran contribui com a Secretaria de Educação para projetos de educação; com a Polícia Militar, na compra de veículos, enfim, no próprio custeio do dia a dia do governo do Estado.
HCS - No início do ano, conversamos e estavam previstas algumas mudanças na estrutura interna do Ciretran de Irati, que tinha também uma demanda para agilizar o atendimento. O que de fato mudou de lá para cá?
RS: Em um ano e meio que estou à frente do Ciretran, no bom sentido, para que ele realmente funcionasse. Hoje contamos com três funcionários a mais, além do quadro com que eu assumi o Ciretran. Inclusive, pela primeira vez na história a Ciretran conta com um funcionário cadeirante. Estamos dando oportunidade a um jovem de 17 anos de poder ser útil à sociedade.
Também conseguimos a transferência do examinador, o Cláudio, que morava em Imbituva, e o trouxemos para cá. Fizemos a contratação de mais um funcionário, o Lee Jefferson, que faz um atendimento espectacular na linha de frente do balcão. Isso vem a facilitar muito mais a agilidade do nosso atendimento e deixamos de sobrecarregar os afazeres dos demais funcionários.
Na questão da infraestrutura, meu objetivo ainda é fazer com que a Ciretran tenha um portão exclusivo para a entrada de veículos e outro para a saída. Como também queremos fazer um portão para pedestes. Hoje temos apenas um portão de acesso à Ciretran, tanto para a entrada e saída de veículos quanto de pedestres.
Pretendemos ainda aumentar nosso estacionamento e fazer com que a rua de frente ao Ciretran (Rua Bahia) seja de mão única, para que facilite tanto a entrada quanto a saída desses veículos.
HCS - Que outras mudanças são observadas?
RS: Hoje, os despachantes e as autoescolas possuem atendimento exclusivo da nossa supervisora, das 8h às 11h da manhã, sem a necessidade de pegar senha. Nós inovamos nisso também. Antes os despachantes precisavam ficar de meia a uma hora aguardando até a senha ser chamada.
Além disso, nossa chefia mantém o atendimento de portas abertas, permitindo o acesso a todos que vêm aqui, seja para reclamar, elogiar ou nos cumprimentar.
Nosso Ciretran também está dentro do projeto do governo estadual de volta às aulas. A partir de janeiro estaremos fazendo um trabalho diretamente nos colégios, com palestras instrutivas e educativas.
Texto: Edilson Kernicki, da Redação
Fotos: Guilherme Capello, da Redação
Publicado na edição 652, 04 de janeiro de 2012.