Carnaval em Rio Azul já está sendo preparado

Rio Azul - A Prefeitura Municipal de Rio Azul em parceria com o Centro de Eventos Martins está preparando o Carnaval 2013. De acordo com a secretária de Cultura, Sandra Romaniuk Nós, a programação tem como objetivo integrar grupos e blocos promovendo a socialização, diversão e descontração resgatando a cultura do carnaval de forma saudável, socializada e prazerosa.
A festa acontece do dia nove ao dia 12 de fevereiro com concentração no calçadão a partir das 21 horas e as 22 acontece a saída para o Centro de Eventos em desfile com blocos.
Sandra lembra que poderão inscrever-se blocos e grupos que possuam um representante. Caso haja menores de idade, deve-se seguir a determinação do Conselho Tutelar que diz que diz que para menores de 12 anos não é permitida a permanência nas noites de carnaval, para tanto, haverá duas matinês destinadas a este público; de 13 a 15 anos, poderão permanecer aqueles que estiverem acompanhados somente pelo pai, mãe ou responsável devidamente legalizado; os adolescentes com 16 anos completos, deverão ser acompanhados e representados por um responsável com documento oficial de identidade; fica proibida a venda de bebida alcoólica a estes menores e se o mesmo utilizar-se de outros recursos para ingerir bebida alcoólica, será notificado o seu responsável.


Blocos
O responsável pelo bloco deverá apresentar no ato da inscrição, o nome do bloco, uma síntese da origem do mesmo, fotocópia da identidade e relação dos membros em ficha separada. "Os blocos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 40 integrantes", frisa Sandra.
Ela informa que as quatro noites de carnaval serão animadas pela Banda Código 3 da cidade de Guarapuava. "Os membros deverão adquirir antecipadamente o passaporte ou entrada no Centro de Eventos ou locais destinados, não cabendo a Secretaria de Cultura esta negociação", informa a secretária.
As inscrições dos blocos encontram-se abertas no período de 18 de janeiro a 1º de fevereiro nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada no Ginásio de esportes Albino Ianóski. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3463-1268.


Regulamento
Os blocos deverão apresentar-se com a camiseta do mesmo ou outra vestimenta que identifique o seu bloco e os membros serão obrigados estarem no local de concentração. Durante a concentração pede-se que prezem pela ordem e limpeza do local e também que não seja consumida bebida alcoólica no trajeto.
O sorteio que definirá a ordem de parada dos blocos no desfile dos três dias, será realizado com a presença do responsável do bloco em reunião antecipada, bem como o sorteio de parada no Centro de Eventos.
No dia 12 (terça-feira) não será feita concentração e os blocos se encontrarão diretamente no Centro de Eventos.
Cada bloco deverá apresentar um folião que deverá fazer a animação do grupo durante o desfile. Este folião poderá ser substituído a qualquer momento, dependendo da necessidade do grupo.


Julgamento
Os blocos serão julgados por um júri de cinco membros, pessoas da comunidade que não possuem vínculo com blocos e que tenham conhecimento das atividades as quais irão avaliar. Ficarão em local definidos pela organização do evento, durante as quatro noites;
Serão julgados os seguintes critérios:
Dia 09: Originalidade, animação, criatividade e conjunto;
Dia 10: Animação, criatividade e conjunto;
Dia 11: Neste dia será feita uma noite à fantasia e serão avaliados os itens, participação, animação, criatividade e conjunto;
Dia 12: animação e conjunto;
Cada item a ser julgado compreenderá:
Originalidade: deverá ser vinculado ao nome do bloco, com camisetas e/ou adereços que ressaltem e identifiquem o bloco.
Animação: será levado em consideração pelos jurados, a expressão corporal, o ritmo e a sincronia dos blocos;
Criatividade: todo e qualquer movimento de blocos que despertem a motivação e alegria inovadas ou resgatadas, demonstradas pelos blocos, acrescentando na apresentação dos mesmos;
Conjunto: serão avaliados a organização dos blocos, a participação efetiva dos membros, a socialização dentro do bloco e o respeito aos demais blocos;
Participação: neste item será considerado na noite à fantasia onde os grupos participarão fantasiados de acordo com sua criatividade, não sendo necessária a identificação do grupo em camisetas;


Premiação
Serão premiados os três primeiros colocados com troféu e dinheiro e o 4º e 5º lugares com troféu.
1º lugar: R$ 2 mil e troféu
2º lugar: R$ 1 mil e troféu
3º lugar: R$ 500 e troféu
4º lugar: Troféu
5º lugar: Troféu
Na noite do dia 11 onde acontecerá a Noite à Fantasia além das notas obtidas serão premiados individualmente também.


Melhor fantasia:
1º lugar R$ 300 e troféu
2º lugar R$ 200 e troféu
3º lugar R$ 100 e troféu
Nos dias 10 e 12 serão realizadas matinês para crianças com premiações individuais sem necessidade de inscrição, com início às 14:30 horas diretamente no Centro de Eventos. As crianças deverão ser acompanhadas de responsáveis.


Valor de Ingressos:
Ingresso: R$ 10,00
Passaporte para as quatro noites: R$ 30,00
Matinê: Entrada gratuita



Texto: Clayton Burgath


 Publicado na edição 655, 23 de janeiro de 2013.