Câmara de Mallet

Posse dos eleitos
Uma sessão solene marcou a posse do prefeito, vice e vereadores eleitos em Mallet na manhã do dia 1º de janeiro de 2013, às 9h da manhã, no Ginásio Municipal de Esportes. Dando início os trabalhos, o ex-prefeito Cesar Loyola Flenik fez o uso da palavra, e encerrou o mandato 2009 a 2012. Em seguida, por mandamento legal, foi convidado o vereador Orlando Sheliga para presidir a cerimônia, e escolheu o vereador João Osmar de Andrade para secretariar a sessão.
Os vereadores Albino Nowacki, Eulália Sobanski Horn, Nivaldo Blocki, Marcelo Hluszko, José Ivo Rodrigues, Natal Cararo e Mariza Zakszeski Karvoski ocuparam seus lugares. O ex-presidente da Câmara, Edelmir Reisdorfer, foi convidado para encerrar a legislatura 2009/2012. Depois de entoar o Hino Nacional e o Hino de Mallet, os vereadores prestaram o compromisso legal e assinaram o Termo de Posse.
Instalada a nova Câmara Municipal de Mallet, o prefeito Rogerio da Silva Almeida e o vice Antonio Carlos Gaissler Guimarães prestaram compromisso legal e assinaram o Termo de Posse. Em continuidade, discursaram os vereadores João Osmar de Andrade, José Ivo Rodrigues, Marcelo Hluszko e Nivaldo Blocki. O vice-prefeito Antonio Carlos Gaissler Guimarães agradeceu todo o apoio recebido, discurso que foi seguido pelo do prefeito Rogério da Silva Almeida.


Escolha da Mesa Diretora
A primeira sessão ordinária da atual legislatura malletense, para composição da Mesa Diretora pelo biênio 2013/2014, foi realizada no dia 1º de janeiro (terça passada), às 11h da manhã, sob presidência interina do vereador Orlando Sheliga, com presença dos outros oito legisladores: Albino Nowacki, Eulália Sobanski Horn, Nivaldo Blocki, Marcelo Hluszko, José Ivo Rodrigues, Natal Cararo e Mariza Zakszeski Karvoski e João Osmar de Andrade.
O presidente Orlando Scheliga fez a chamada nominal e apresentou a única chapa que concorria ao pleito: Orlando Sheliga (PV) - presidente; Nivaldo Blocki (PSB) - vice; João Osmar de Andrade (PT) - 1º secretário e Marcelo Hluszko (PSDC) - 2º secretário.
As cédulas foram conferidas e então a presidência e a assessoria da Câmara explicaram o procedimento de votação, que ocorre sob os preceitos do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Município. Depois da votação secreta, as cédulas de votação foram contabilizadas pelos vereadores Natal Cararo e Mariza Karvoski. A chapa foi proclamada com aprovação de oito vereadores e apenas um voto contrário. Os eleitos assinaram o livro de posse e ocuparam seus devidos lugares na mesa da Presidência.
O presidente eleito, vereador Orlando Sheliga, agradeceu aos companheiros pelos votos recebidos, dizendo estar feliz a agradecido pela votação. Falou que a responsabilidade é agora ainda maior e que vai conduzir os trabalhos da Câmara da maneira mais imparcial possível, sem desigualdades.
O vereador João Osmar de Andrade parabenizou a mesa eleita, citou que prevaleceu a união e que interesses menores foram deixados de lado, desejando sucesso a todos os vereadores. Convidou o público para que participe das sessões e saiba os projetos que vêm sendo apreciados e votados.


Colaboração: Fernando Arkaten


 

Publicado na edição 653, 09 de janeiro de 2012.