Boa notícia para o setor agrícola

Formado por municípios que têm expressiva parcela de sua economia baseada no setor agrícola, o Território Centro Sul, depende da agropecuária e as estradas rurais têm papel imprescindível neste contexto. O escoamento das safras de feijão, milho, soja, trigo e fumo; e da produção de leite, aves e suínos dependem de boas estradas, o que nem sempre as prefeituras municipais conseguem manter.
Em alguns municípios faltam equipamentos, em outros o maquinário está defasado ou precisando de reparos. Até mesmo o uso inadequado ou irresponsável ainda acontece (como em Ipiranga, onde o novo prefeito encontrou um parque de máquinas sem equipamentos funcionando). Nos casos em o município dispõe de um bom parque de máquinas, como em Irati, as necessidades de serviços nas estradas costumam ser grandes, assim como são elevados os investimentos que precisam ser realizados para a manutenção dos equipamentos.
Diante disto e das chuvas de verão que danificam muito as vias rurais, não haveria melhor notícia para os prefeitos de Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Mallet Rio Azul, Rebouças, Inácio Martins, Ivai, Ipiranga, Guamiranga e Prudentópolis do que o apoio estadual para a melhoria das estradas.
Depois de anunciar, fazer propaganda, falar, falar e falar sobre a importância que seria dada ao setor agrícola, finalmente uma ação de vulto parece estar próxima de se concretizar, beneficiando a nossa região. O Governo do Estado fez a locação de máquinas rodoviárias e 30 delas virão para arrumar as estradas rurais dos 12 municípios que compõem o Território Centro Sul - segundo informações oficiais, a partir do mês de março.
A demanda por serviços nas vias que ligam as cidades ao campo é muito grande. A importância de que a produção agropecuária chegue aos centros de comercialização também é. Por isto, não houve administração que não comemorasse o incentivo advindo do projeto Patrulha do Campo.
Com o auxilio estadual, as prefeituras ganharão certo fôlego para fazer serviços emergenciais, reformar equipamentos ou buscar a aquisição de novas máquinas. Todos os líderes políticos torcem para que acorram poucos dias de chuvas durante a permanência da patrulha rural no seu município. Serão três meses em cada um. Se tudo correr bem, ou seja, pouca chuva, bons patroleiros, cascalheiras próximas, estima-se cerca de 720 km de estradas rurais melhores, 60 km por município.
Os produtores rurais agradecem.


 

Publicado na edição 654, 16 de janeiro de 2013.