Benato passa cargo a Lauri Setrinski em Inácio Martins

[caption id="attachment_23382" align="aligncenter" width="420" caption="Os nove vereadores também tomaram posse na ocasião"][/caption]

Inácio Martins - Tomou posse na manhã da última segunda-feira (31) o prefeito que venceu com uma das menores diferenças de votos (275) da região, Lauri Setrinski (PSDB), de Inácio Martins. Também assumiram os cargos o vice-prefeito eleito, Douglas Pasqualin (DEM) e os nove vereadores eleitos no pleito de outubro de 2012.


A solenidade foi iniciada com o discurso do ex-prefeito Junior Benato que foi derrotado por Setrinski ao se candidatar a reeleição no último pleito. Ele comentou que se lembra claramente do dia 31 de dezembro de 2008, quando tomou posse como prefeito de Inácio Martins. "Porém, hoje é dia de passar a posse, mas o faço com muito orgulho e gosto do sabor do dever realizado", garantiu.
Benato disse aos presentes que sua gestão foi composta por quatro anos de muito trabalho, dedicação, conquistas, avanços, realizações e transformações. Ele não deixou passar em branco o fato de que muitas obras foram realizadas em sua administração. "O nome Inácio Martins chegou onde jamais se ouviu falar", complementou, afirmando que o município se tornou mais conhecido após seu mandato.
O ex-prefeito apontou que nos últimos quatro anos, Inácio Martins alcançou conquistas que há muito tempo não eram conseguidas. Entre elas, o fato de ter o primeiro prefeito presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR), após 26 anos. "Isso significou várias portas abertas tanto no governo do Estado, quanto no governo federal", afirmou. Segundo ele, foi a partir desta representatividade que conseguiu diversos recursos para o município.




[caption id="attachment_23383" align="alignright" width="420" caption="Prefeito e vice sentam-se no gabinete pela primeira vez"]
Prefeito e vice sentam-se no gabinete pela primeira vez

"Quando poderíamos imaginar receber verbas de 10 deputados federais e de três senadores para um município tão pequeno quanto Inácio Martins?", questionou Benato à plateia, afirmando que isso jamais acontecera.
Ele ainda afirmou que Inácio Martins foi o município com menos de 20 mil habitantes da região recordista de captação de recursos junto ao governo federal nos ano de 2011 e 2012.



[/caption]

Como forma de demonstrar e exemplificar as obras realizadas em sua gestão, Benato aponta, na educação, a construção da Escola Municipal Luiz Scheleder, ampliação das salas de aula da Escola Municipal Maria de Jesus Turra, construção da biblioteca cidadã, aquisição de seis novos ônibus escolares, entre outras.
Já na área da saúde, Benato citou a construção Clínica da Mulher e da Criança, compra de um ônibus para transporte dos pacientes a Curitiba, aquisição de duas ambulâncias, em parceria com o Estado, e outras mais.
Entre as principais conquistas de sua gestão foi citada a ampliação da rede de abastecimento de água. "Quem não se lembra da falta de água que assolava a nossa cidade? Quase todos os dias faltava água", afirmou. Outra obra que ganhou destaque em seu discurso foi a construção do Paço Municipal, que se iniciou em sua administração e hoje encontra-se em fase de finalização.
Benato também fez questão de mencionar as conquistas que ficarão para o atual mandato. "São os frutos plantados por essa administração que serão colhidos na próxima gestão", definiu. Entre estas conquistas citou os recursos que já se encontram garantidos e empenhados pelo governo federal para três novas patrulhas agrícolas mecanizadas, uma carregadeira, um rolo compactador, 40 casas populares com os contratos já assinados pelos futuros proprietários, construção da "Super Creche" que já está com a obra iniciada e a ampliação dos postos de Saúde da sede e do Góes Artigas, que estão com os recursos garantidos.
O vice-prefeito eleito, Douglas Pasqualin, comentou sua felicidade em assumir o cargo, pois seu falecido pai, Silvino Pasqualin, "que tanto colaborou para o desenvolvimento de Inácio Martins", de acordo com o vice-prefeito, almejava deixar um sucessor na vida pública. "Ele partiu antes de me ver assumindo este cargo e no qual ele também, um dia, iniciou sua vida pública. Mas partiu alegre, com o sentimento de dever cumprido", afirmou.
Pasqualin também apontou que as disputas políticas devem cessar, pois este é um momento para confraternizar a decisão popular. "Temos que lutar com dignidade, nos dedicando ao pleno desenvolvimento que o povo tanto sonha. Com apoio dos vereadores eleitos, secretários, servidores públicos, entre outros, iremos nos empenhar para realizar as transformações", disse.
Para encerrar a cerimônia, o prefeito Lauri Setrinski foi convidado a fazer seu discurso e foi ovacionado pelos presentes na solenidade.
Iniciando sua fala, Setrinski afirmou reconhecer o grande trabalho prestado pelos poderes legislativo e executivo que o precederam. Ele também dirigiu a palavra aos vereadores eleitos dizendo que sempre estará à disposição para atender a todos os membros do legislativo municipal.
O prefeito contou que, há oito anos, quando tomava posse como vice-prefeito de Inácio Martins, já sabia que queria dar continuidade à sua carreira política. "Hoje, graças a Deus, a minha família e a todo o povo que me deu esta oportunidade, estou sendo empossado como prefeito", comentou.
Setrinski garantiu que fará um trabalho com muita honestidade e seriedade para dar continuidade ao trabalho do prefeito Junior Benato. "Ele trabalhou e lutou por esse município e pode ter certeza, Benato, que nós iremos continuar esse trabalho", garantiu.
Em relação à composição do secretariado, o executivo ainda não anunciou nomes. Aproveitando o ensejo, Setrinski comentou que sua equipe de trabalho são todos os funcionários da Prefeitura Municipal. "Desde aqueles que fazem a merenda escolar, que fazem a faxina, que lavam as louças. Todos esses são minha equipe de trabalho. Juntos com todas essas pessoas faremos uma administração que venha de encontro com as necessidades da população", comentou.
Ainda assim, ele afirma que serão necessárias parcerias com os governos estadual e federal, além de deputados e de todos os segmentos que venham auxiliar ao desenvolvimento de Inácio Martins.
Finalizando sua fala, ele pediu aos seus adversários políticos que trabalhem pelo povo e não por preferências partidárias. "Eu quero trabalhar pela população martinense e espero fazer um trabalho em conjunto com todos os vereadores, sem discriminação política, ou de qualquer outra forma", afirmou Setrinski.


Vereadores
Tomaram posse como representantes do legislativo municipal os vereadores Marino Kutianski (PSDB), Jorge Boeira (PSD), Gilnelson de Oliveira (PSD), Nelsinho (PPS), Japonês Cavassim (PMDB), Osvaldir Pereira (PT), Klevinho (DEM), Valdir Cabral (PDT) e Sid Lopes (PSB).
Em reunião extraordinária logo em seguida da solenidade de posse, os vereadores definiram a mesa executiva para a gestão de dois anos dos trabalhos da Câmara Muncipal. Como presidente, o vereador Valdir Cabral venceu a eleição, para vice-presidente ficou definido o nome de Sid Lopes, o primeiro secretário será Marino Kutiasnski e o segundo secretário, Gilnelson de Oliveira.


Texto: Guilherme Capello, da Redação
Fotos: Sergio Scalone, Irati News


Publicado na edição 652, 04 de janeiro de 2012.