Irati - O iratiense Rosalvo Maciel de Oliveira Junior, conhecido como "Professor Tico", comemorou 53 anos de idade neste dia 8 de janeiro. O que chama atenção é que ele participou, no último dia 31 de dezembro, em São Paulo, da corrida de São Silvestre. Esta foi sua 15ª participação consecutiva do atleta nesta prova e, desta vez, ele concluiu o percurso de 15 quilômetros em uma hora e 49 minutos.
Tico concorreu no pelotão geral, na faixa etária de 50 a 55 anos. Em todos esses anos, a participação só foi possível devido à solidariedade dos amigos, que contribuíram com o custeio da viagem. "Eu agradeço de coração a cada um deles que colaborou espontaneamente para a minha participação", observa.
Em todas as edições faz questão de divulgar seu município natal. "Sempre levo um banner da cidade. Desta vez o locutor viu e falou de Irati. A Paulista [Avenida] inteira viu!", conta orgulhoso. "O pessoal me chama de Irati nas provas", completa.
Esta foi a 88ª edição da prova que reúne grandes nomes do atletismo mundial. A colocação de Tico aparece no site oficial da corrida como a 9687º. Contudo, este é o número menos importante, pois, nos 15 quilômetros de prova, os amadores e os atletas que tradicionalmente vão fantasiados e sem a preocupação de vencer fazem a alegria do público. "A emoção é indescritível e sempre parece que é a primeira vez. São 15 km de público nos aplaudindo, gritando e nos incentivando. A maior festa é o povo quem faz!", relata.
[caption id="attachment_23563" align="alignright" width="420" caption="Tico exibe com orgulho a medalha conquistada com mais uma participação na maior corrida de rua do Brasil"]
Para manter a forma física e conseguir aguentar os longos quilômetros de subida, Tico treina pelo menos três vezes por semana. "Comecei a fazer atividade física para a preservação da saúde e a participar da corrida em 1999 para ter um estímulo a mais para treinar", diz. A esposa, Euzileia Kruplitski (38), o apoia, treina com o marido e também já participou da corrida em 2007. "Mas estou afastada por causa do bebê", conta, enquanto segura Amanda, que ainda na barriga da mãe foi à São Silvestre em 2011, aplaudir o pai atleta.
Assessoria PMI
Publicado na edição 653, 09 de janeiro de 2012.