Amcespar e Conder entregam projetos em Curitiba

[caption id="attachment_24281" align="aligncenter" width="500" caption="Marcos Gregolin, Vanderlei Kawa, Igor Zampier, Claudemir Hertel, Norberto Ortigara, Silvio Paulo Girardi e Professor Junior"][/caption]

Centro Sul - O Presidente da AMCESPAR, o prefeito de Rebouças eleito no ultimo dia 21 de janeiro, Claudemir Herthel, acompanhado do Prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi e seu vice, professor Junior e técnicos da AMCESPAR/CONDER e Território Centro Sul, Vanderlei Kawa e Marcos Gregolin e do gerente regional da SEAB-PR, Igor Zampier, protocolaram o Projeto Patrulha do Campo Mecanizada. Na parte da manhã, se encontraram em reunião com os diretores da CODAPAR: presidente Silvestre Staniszewski e Jair Vendrusculo, diretor de Desenvolvimento. Após, se reuniram com o secretario de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Fizeram também a entrega deste projeto regional que será administrado pelo Consórcio Regional - CONDER/AMCESPAR.
O secretário de Estado prometeu que de imediato será destinado duas patrulhas para a região Centro-Sul, após a formalização de todas as microrregiões e definir o processo licitatório do Estado para adquirir as máquinas, será destinada mais uma patrulha, e esta será doada para a administração do CONDER e ficar atendendo permanente aos municípios sob administração do Consórcio.
O projeto do Governo do Estado - Patrulha Rural tem como objetivo a modernização da rede viária rural com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e melhoria das estradas rurais dos municípios consorciados, de forma integrada as práticas conservacionistas, para que além de permitir a trafegabilidade durante todo o ano, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a vida útil.
Neste programa serão atendidos todos os municípios da AMCESPAR, os 12 integrantes do território Centro-Sul. O secretário afirmou que certamente terá inicio no final de fevereiro e início de março deste ano. Na parte da tarde, o presidente e equipe se reuniram juntamente com o reitor geral do IFPR - Instituto Federal do Paraná, professor Irineu Mario Colombo e protocolaram um pedido em nome de todos os prefeitos municipais da AMCESPAR, visando a implementação de novos cursos para o campus IFPR de Irati, no âmbito do eixo de Educação Profissional e Tecnológica previsto pelo Programa Nacional de Educação Profissional e Tecnológica para estudantes e trabalhadores da área rural junto ao território Centro-Sul.
Estes novos cursos como, Apicultura (será implantado em Irati), solicitamos outros como Técnicas na Agricultura Orgânica, de Leite, Fruticultor, Horticultor Orgânico, Agroflorestal e outros que visem na formação do jovem agricultor familiar, tendo assim como estratégias de desenvolvimento sustentável e solidário do campo, que envolvem as políticas publicas de inclusão social e produtiva como PRONAF, PNATER, PDTRS, PAA, PNAE entre outros.
A AMCESPAR solicita que seja elaborada uma agenda de trabalho conjunta e permanente com o IFPR, a fim de operacionalizar o PRONATEC CAMPO, de forma mais abrangente, não apenas na unidade IFPR em Irati, mas também em qualquer outro espaço adequado que possa ser disponibilizado por entidades parceiras, tais como escolas municipais e estaduais e centros de formação.
O Presidente da AMCESPAR e os prefeitos estiveram nesta semana em Brasília, no primeiro Encontro Nacional com os Prefeitos organizado pela CNM e a presidente Dilma Roussef. Para o início do mês de fevereiro, Herthel irá agendar uma reunião com o governador Beto Richa e os prefeitos da AMCESPAR e território Centro-Sul em Curitiba.



Texto: Vanderlei Kawa - Secretario da Amcespar


Publicado na edição 656, 30 de janeiro de 2013.