Prefeitura firma parceria com a FAU e cinema continua em funcionamento

A Lei 3075 sancionada recentemente garante o repasse anual de R$ 13.500,00 pela Prefeitura de Irati
Irati – Na sexta-feira (02) foi publicada a Lei 3075 que concede subvenção a Fundação de Apoio a Unicentro (FAU), responsável pela manutenção do Cine Irati/Unicentro. Para dar continuidade às atividades do cinema no município, a FAU necessitava do repasse anual que totaliza R$ 13.500,00.
O diretor-geral da FAU, Carlos Alberto Gomes, afirma que a Lei dá continuidade a um convênio entre a Prefeitura de Irati e a FAU. Nessa parceria, a Prefeitura utiliza o cinema para a realização de exibições de filmes para os alunos das redes municipal e estadual de ensino. “Consideramos este projeto importante por dar acesso às crianças e adolescentes ao cinema. Essas atividades, por terem um custo operacional, exigem uma contrapartida da Prefeitura, que é o pagamento pelo serviço prestado”, explica Gomes. Para o diretor a parceria é muito importante para manter o cinema em funcionamento, pois as receitas provenientes da bilheteria não são suficientes para a manutenção.
No dia 12 de maio (edição 518), o Jornal Hoje Centro Sul publicou uma matéria na qual Gomes dizia que sem a parceria com a Prefeitura o cinema poderia fechar as portas em junho. Ele esclarece que no primeiro semestre deste ano o convênio não foi renovado, e isso só ocorreu agora, neste mês de julho. “Houve durante os primeiros meses do ano o receio de que o convênio não fosse renovado, e assim a Cine Irati-Unicentro deixaria de ter uma receita importante. No entanto, as negociações avançaram e o convênio foi aditividado. Creio que essa interrupção teve um efeito pedagógico, pois chamou a atenção de outras entidades, da imprensa e de boa parte da comunidade, que passaram a valorizar mais o cinema de Irati”, acrescenta o diretor.
O prefeito de Irati, Sergio Stoklos, conta que a parceria com a FAU já existe há alguns anos e que nunca acabou. “Esta parceria é sempre renovada no primeiro semestre de cada ano. Com a permanência do cinema no município a população ganha em cultura, lazer e diversão. Ganha também a população escolar que tem a oportunidade de durante o período diurno, estar assistindo as sessões”, observa o prefeito.
Segundo Stoklos, após a conclusão do Centro Cultural Denise Stoklos, a parceria terá que ser revista e a FAU já está ciente disto. Questionado a respeito do assunto, Gomes afirmou que algumas parcerias já estão sendo analisadas. “Estamos tentando viabilizar algumas outras parcerias, como, por exemplo, com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e com o comércio de Irati. Acreditamos que será possível a continuidade das atividades do cinema, desde que haja o reconhecimento por parte da comunidade e das entidades do município”, conclui o diretor.
Texto: Marina Lukavy, da Redação.
Publicado na edição 527, em 14 de julho de 2010