Por que os preços dos produtos agrícolas sofrem grandes oscilações?

Você já parou e se perguntou por que, em determinada época do ano, os produtos da agricultura, como batata, feijão e tomate, apresentam preços extremamente elevados e em outras épocas preços atrativos? Os principais motivos deste fenômeno são a relação entre a oferta e a demanda, que ocorre devido à produção destes alimentos não ocorrer durante todo o ano, e à instabilidade na renda do produtor e dos consumidores, a qual pode ser causada por uma flutuação climática.
Quando a demanda, ou seja, a procura pelo produto é grande, ocorre o aumento de preço, fazendo o consumidor pagar mais caro por aquilo que deseja adquirir, já a oferta depende do preço e da quantidade de produto disponível no mercado.
Em janeiro deste ano, a batata e o feijão, por exemplo, apresentaram aumento significativo, sendo que em 2007 o preço do feijão carioca subiu quase 150%, apresentando queda de preço nos anos seguintes, devido ao excesso de oferta no mercado. O desestímulo à produção fez com que os produtores plantassem o que apresentava melhor preço, e como o feijão passou a ser menos plantado, o preço voltou a subir.
Com o incentivo à produção do alimento que apresenta maior valor comercial, muitas vezes acabam sobrando alimentos no mercado devido à dificuldade de escoamento da produção, e muitas vezes este excesso acaba sendo descartado.
Para resolver um problema como este era preciso que o governo incentivasse a formação de pequenas indústrias de alimentos ou cooperativas, que atendam ao menos a demanda regional, sendo a matéria prima fornecida por eles mesmos, e a aplicação de tecnologias garantiria a qualidade e aumentaria a vida de prateleira dos alimentos, evitando o desperdício de excedentes, agregando valor ao produto, e ainda gerando mais empregos para a população local. Deveria também estimular a produção de todas as variedades de alimentos, visando atender a necessidade da população e não somente os lucros gerados.
Estabelecendo uma relação entre produtores rurais e indústrias de alimentos seriam evitadas oscilações de preços, garantindo a variedade e disponibilidade de alimentos de qualidade no mercado o ano todo.
Texto: Larissa Menon dos Santos e Amarildo Hersen
Publicado na edição 528, em 21 de julho de 2010