Aterros e problemas relacionados

Cada vez mais nos dias de hoje são feito aterros, seja para construção civil, ou para estrada, porém em grande parte dos casos problemas posteriores são vindos destas atividades.
A ciência que estuda os materiais para aterro e suas características físicas rúpteis é a geotecnia, um ramo da geologia. No Brasil é pouco empregada resultando em bilhões de prejuízos pelo Brasil e mundo, o erro de não utilizar-se deste profissional vem da falta de conhecimento e ignorância de profissionais incapacitados para estes estudos.
Se a estrada esta abaixando, cabeceiras de ponte indo embora, sua cara esta rachando, seu piso afundando pode não ser  um problema estrutural e sim um problema geotécnico.
Ao fazer um aterro deve se levar em consideração o solo a ser coberto, sua capacidade de carga, devendo ser retirada a camada de vegetais e solo orgânico, pois servem de ponto de ruptura e rebaixamento, precisa ser feito um sistema de drenagem adequado, quando necessário um muro, que a depender do caso deve ser drenante ou totalmente isolante, ainda tem de ser considerado o solo e materiais a serem usados no aterro e até mesmo a técnica de compactação, não basta jogar e o solo tem de ter uma umidade específica para cada caso que vai garantir a melhor compactação evitando o rebaixamento do aterro e suas conseqüências como trincas na estrutura, calçadas e paredes.
Na nossa região utiliza-se muito o solo dos ” terrões”para os aterros, porém o que as pessoas não sabem e os profissionais da área de construção é que alguns destes solos não tem boas características físicas, e requerem compactação especial com umidificação dentre outros cuidados.
Outro problema relacionado aos aterros são: erosão, infiltração devido a mudanças no nível da água freática, deslizamentos.
Marcio Kazubek
Publicado na edição 528, em 21 de julho de 2010