Uma Escola Nota Dez

A Escola Municipal Antonina Fillus Panka, do bairro Vila Nova, recebeu o Prêmio SESI Qualidade da Educação, classificando-se em quarto lugar entre as 2000 escolas inscritas de todo o Brasil, sendo a primeira do Paraná.

O Prêmio SESI é iniciativa dos empresários do setor industrial, em parceria com a Unesco e Movimento Todos pela Educação, com o objetivo de apoiar e estimular a melhoria da Educação Básica a partir da escola. Além de troféu alusivo, a Escola recebeu cheque de cinco mil reais, uma vaga no curso Gestão Empreendedora em Educação, na Universidade Fluminense e viagem ao exterior, a um país de referência em educação, ainda não divulgado.

O encerramento do projeto e premiação ocorreu em 23 de novembro, na sede do Serviço Social da Indústria, em Brasília, presentes ao evento a diretora da Escola, Professora Silvana Rzepka Teleginski e a coordenadora pedagógica, Professora Maria Luiza Griczinski Sikora, representando a comunidade escolar.

Uma pequena escola, sem muitos espaços internos e externos, entre as quarenta classificadas no Brasil e depois, em quarto lugar, primeira paranaense!

Como entender essa conquista extraordinária? Como avaliar essa possibilidade, quando se entende que apenas escolas de maior porte e quase sempre situadas em centros urbanos possuem qualidade?

Primeiro que, uma escola não é um prédio escolar. O prédio é o espaço escolar, apenas. Uma escola existe onde existem alunos e educadores, gestores, coordenadoras, professoras, equipe de apoio, unidos e envolvidos no estudo e no trabalho, ainda, famílias solidárias, a comunidade ativa e participativa, todos em busca de resultados, eficiência e eficácia

A gestão pedagógica e administrativa, professoras e educadores, equipe escolar em afinidade, coletivo fortalecido, repleto de entusiasmo e afeto, é o primeiro requisito para a existência de uma escola de qualidade. Sim, em educação, antes do giz, do lápis, da carteira ou do computador, o coração é o principal equipamento escolar. Significa dizer, a pedagogia do afeto é o fundamento de todas as pedagogias, pois sem valorizar o esforço do aluno e ele como ser humano, todo rendimento fica prejudicado. Escola de qualidade é escola repleta de criatividade, disciplina e, sobretudo, a aura do bem querer.

Em 2008, o colunista David Brooks, do New York Times, afirmou que as neurociências começaram a mostrar uma nova faceta: a mente não opera como um computador, rígido e matemático, nem tudo pode ser explicado em laboratório. E escreve: O amor é vital para o desenvolvimento do cérebro.  O trabalho com amor é, pois, fundamental para o êxito educativo.

A equipe da Escola Municipal Antonina Fillus Panka, gestores, educadores e alunos; a comunidade da Vila Nova e a gestão municipal estão de parabéns, muitos aplausos pela revelação deste modelo educativo, quando se demonstra, através desta grande vitória, muito da qualidade da educação em Irati.

José Maria Orreda

Publicado na edição 551, em 29 de dezembro de 2010