Stoklos recebe de Lula placa inaugural do IFPR


O prefeito de Irati, Sergio Stoklos, esteve no último dia 27 em Brasília, para audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O motivo da ida do prefeito à Capital Federal foi a cerimônia de inauguração do Campus Avançado Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O convite ao prefeito partiu do Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad, que coordenou a recepção a prefeitos, reitores e diretores, durante a entrega, pelo Presidente da República, de placas que oficializaram trinta e uma unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia em 12 estados e no Distrito Federal.

As inaugurações integraram o programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica iniciado no ano de 2005. Irati foi a única cidade do Paraná a ser contemplada na atual fase do programa. O investimento do Governo Federal nas 31 escolas chega a R$104 milhões.

AUTONOMIA
Celso Luiz Buiar, diretor da escola técnica de Irati, que também participou do evento em Brasília com o prefeito Stoklos, explicou que, de Núcleo Avançado, no momento de sua instalação no município, em 15 de outubro de 2009, a escola passou a Unidade de Gestão, em agosto deste ano e agora, ganha nova autonomia com o Campus Avançado, pelo reconhecimento da unidade e sua inclusão na lei de orçamento, que gerou a criação do código de UGR (Unidade de Gestão).

O IFPR Irati começou a funcionar no início deste ano, oferecendo os cursos técnicos de Agroecologia, Informática e Vestuário, que já chegaram ao segundo processo seletivo. Para viabilizar a implantação da escola o município adquiriu um imóvel de mais de 1.000 m2 de área construída, localizado na Vila Matilde.

PERMANÊNCIA
Após a cerimônia de inauguração simultânea das unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com o ministro Haddad e o presidente Lula, Stoklos permaneceu em Brasília para aproveitar a viagem e consultar outros projetos relacionados a Irati. Fez parte da agenda visita à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para acompanhar a liberação de recursos do novo ginásio de esportes da cidade. Outro compromisso do prefeito foi na Secretaria Nacional de Habitação (SNH) a fim de buscar detalhes do andamento de importante programa habitacional para Irati, viabilizada através do PAC 2.

Texto e foto: 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Irati - PR