Simepar alerta que o verão será chuvoso no Paraná




Centro Sul – Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o verão é o período em que mais chove no Paraná, então é natural que ocorra precipitações com mais frequência. As médias mensais históricas variam entre 150 a 175 mm no trimestre de janeiro a março. Contudo, normalmente em janeiro e fevereiro chove mais.

De acordo com o Simepar, a última semana do ano de 2010 começa com temperaturas que se elevam mais no Paraná. A nebulosidade ainda varia um pouco pela manhã, mas a tarde o calor e a presença de umidade favorecem o desenvolvimento de áreas de instabilidade, com condições para chuvas isoladas na maioria das regiões do estado.

Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, em relação ao verão 2009/2010 deverá se observar menos tempestades, pois naquele verão estávamos sob influência do fenômeno El Niño (chuva observada ficou acima da média). “Neste verão é a La Niña que rege as condições climáticas, ou seja, a chuva deve ficar próxima a média histórica. Mas isto não quer dizer que não vão ocorrer temporais”, assegura o meteorologista.

Climatologicamente, o verão é uma estação chuvosa no Paraná, sendo que os volumes totais acumulados são consequência direta da atuação de sistemas frontais que se deslocam pela região e das chuvas associadas a sistemas atmosféricos. “Estes sistemas ocasionam chuvas intensas localizadas e de curta duração, muitas vezes acompanhadas de vendavais e granizo”, enfatiza.

A previsão climática para a estação do verão no Paraná também indica que as pancadas de chuva ocorrerão de forma bastante irregular, tanto no tempo (eventos de curta duração) quanto na distribuição espacial (eventos em pontos isolados). “Com isso no decorrer da estação do verão de 2011 deverá ser observada condição de estiagem em diversos pontos do estado. Porém, não se descarta a ocorrência de chuvas fortes”, declara.

Já em relação a temperatura, esta se manterá próxima ou acima da média, principalmente no final da estação. “As temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a estação transcorre. O verão tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que a estação se consolida”, afirma.

Há alguns dias toda a região foi surpreendida com um frio anormal para a época, de acordo com Simepar a sua ocorrência foi proveniente de uma frente semi-estacionária sobre o Paraná, por isso choveu muito. “Com muita chuva, as temperaturas ficaram mais amenas. Frio nesta época não é tão comum, exemplo é a cidade de Fernandes Pinheiro que registrou a mínima de 10,6 °C. No histórico já observamos 5,5 °C em dezembro de 1971”, recorda Braun.

La Niña

Desde o início do segundo semestre de 2010 tem-se observado um processo de resfriamento anômalo na região equatorial do Oceano Pacífico. Esta situação prosseguiu durante as estações do inverno e primavera deste ano.

“A partir disso, desde a primavera observa-se a influência do fenômeno La Niña no regime climático global. Seus efeitos na América do Sul, destacam-se pela rápida passagem de frentes frias pelo sul do Brasil, o que implica em pancadas de chuva irregulares na distribuição espacial e com curta duração”, observa.

Texto: Adriana Souza, Da Redação

Publicado na edição 551, em 29 de dezembro de 2010