Política em Questão

Salários do funcionalismo

A Secretaria Estadual da Administração e da Previdência (Seap) já iniciou o processamento da folha de pagamento de dezembro. Na terça-feira (28), os vencimentos, aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais da administração direta e autárquica do governo serão depositados. Os valores estarão disponíveis para saque nas contas de todos os servidores a partir de hoje (29).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Justificar ausência

O prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições 2010 termina na quinta-feira, dia 30. Até o dia 27, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia registrado 10,1 milhões de justificativas de eleitores que não compareceram para votar. Para justificar a ausência, o eleitor deve apresentar o Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral em que estiver inscrito. O formulário está disponível no site do TSE e nos cartórios eleitorais.

Fonte: Gazeta do Povo

Proposições

A bancada dos 30 deputados paranaenses e mais dois suplentes fez 584 proposições de todos os tipos durante o ano de 2010. O valor equivale a 6,37% de todas as proposições apresentadas na Câmara dos Deputados, que foram 9.160.  Porém, se for levado em conta os 26 estados mais o Distrito Federal e feito uma média proporcional, o Paraná estaria acima da média de 339,25 proposições por Estado.

Fonte: Bem Paraná

Poder Legislativo

Em 2010, foram protocolados e tramitaram na Casa 19.964 mil documentos, encaminhados pelos parlamentares e pelos outros Poderes do Estado. Foram apresentados 528 projetos de lei, dois projetos de decreto legislativo, 200 indicações legislativas, seis projetos de lei complementar, 53 proposições e 31 projetos de resolução. Dos projetos apresentados e votados, 198 foram sancionados e 90 promulgados, 26 vetados e 106 arquivados.

Fonte: Assembleia Legislativa

Publicado na edição 551, em 29 de dezembro de 2010