PM realiza operação de fiscalização no trânsito em dezembro

Irati – Na segunda-feira (29), a Polícia Militar (PM) iniciou uma operação de fiscalização no trânsito em Irati. Estão sendo observadas e notificadas infrações referentes à faixa de pedestre, uso de celular ao volante, e o uso de cinto. A PM alerta que para tais notificações não é necessário abordagem ao condutor.

Segundo o responsável pelo setor de trânsito da PM, sargento Júnior, estão sendo notificadas em média 20 infrações por dia em Irati. “Na primeira semana de operação foram aplicadas aproximada-mente 80 multas. O número elevado demonstra que os motoristas não vêm obedecendo às leis de trânsito básicas, que é o uso do cinto, o respeito à faixa de pedestre, e a proibição de falar no celular enquanto se dirige”, aponta Júnior.

O comandante da 8º Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Renato dos Santos Taborda, observa que os policiais estão posicionados nos locais onde há mais problemas com a faixa de pedestre. “Como a arquitetura da cidade não propicia que o condutor espere antes da faixa para que ele visualize o momento para cruzar a via, quando ele chega à esquina deve parar na faixa, se não houver nenhum pedestre ele transpõe a faixa para poder visualizar a rua. Quando o motorista chega na faixa e o transeunte já está na calçada em vias de passar sobre a faixa, a obrigação é do condutor parar. Agora se ele já está sob a faixa e o pedestre está vindo, o pedestre tem que esperar o carro passar”, orienta o capitão.

Entre os pontos críticos de desrespeito ao pedestre está a faixa de pedestre da Rua 19 de Dezembro próxima a rotatória da Rua XV de Julho.  A comerciante Camila Raquel Santos, trabalha há dez meses em frente ao local e conta que o desrespeito ao pedestre naquele ponto é evidente. “Na verdade não há respeito, não só aqui, mas em outros pontos da cidade. Parece que os motoristas entendem que a faixa que diz pare, é para passar direto”, revela Camila.

Já na opinião das pedestres e irmãs Luciana e Janete Pacheco, os condutores em Irati estão respeitando mais a faixa. “Depois que as ruas foram sinalizadas eles param para que possamos fazer a travessia, mas isso é um fato recente ainda na cidade. Às vezes acontece de algum não respeitar, mas aí nós só podemos esperar para atravessar a rua”, comenta as irmãs.

Segundo o sargento Júnior, além dos pontos na carteira, o condutor que desrespeitar as normas também terá que pagar multa. “Há dois artigos que regulamentam sobre a faixa de pedestre. A primeira se refere ao veículo que para sobre a faixa de pedestres, a infração é leve e a multa é de R$ 53,42. A segunda é deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado, a infração é gravíssima com multa de R$ 191”, ressalta o sargento.

O capitão Taborda esclarece que a operação está sendo feita em dezembro visto ao considerável aumento de veículos nas ruas. “O que estamos cobrando é tanto da parte do pedestre quanto do condutor que respeite a faixa de pedestre, para isso ambos devem ter consciência sobre o que é correto. Os pedestres também estão sendo advertidos pelos policiais que somente devem fazer a travessia na faixa”, conclui o capitão.

Texto e fotos: Adriana Souza, Da Redação

Publicado na Edição 548, em 08 de dezembro de 2010