Municipalização do trânsito

Irati - Diversas obras e ações são desenvolvidas diariamente pela Prefeitura Municipal de Irati para melhorar o sistema viário da cidade. Dentre as obras realizadas destacam-se pavimentações no centro e nos bairros, recapes, criação do eixo de ligação Linha Viva, sinalização horizontal e vertical, rotatórias, pistas de caminhada, ciclovias, semáforos, arborização e implantação de binários. Além destas melhorias, um significativo projeto para a normatização do trânsito está, desde o mês de maio, tramitando nos órgãos competentes e, quando aprovado, permitirá o atendimento a diversas necessidades como a instalação de radares e a implantação do estacionamento regulamentado.

O responsável pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Obras, Diorgenes Ditrich, explica que este projeto refere-se à municipalização do trânsito, ou seja, a definição perante todos os órgãos estaduais e federais da Prefeitura de Irati como autoridade de trânsito. “Estes aspectos burocráticos têm de ser cumpridos para que possamos, por exemplo, instalar as lombadas eletrônicas nas ruas onde a melhoria da pavimentação tem levado motoristas imprudentes a excederem o limite de velocidade”, diz Ditrich. Somente após o município tornar-se a autoridade de trânsito é que será possível à Prefeitura a aplicação das penalidades legais no que se refere às infrações de trânsito.

“Estamos trabalhando pela municipalização do trânsito há mais de um ano”, enfatiza o prefeito Sergio Stoklos. Ele conta que houve um período de planejamento e estudos técnicos e que em 14 de maio foram enviados para a Câmara Municipal os projetos de lei para criar as instâncias de gestão exigidas pelo Código Nacional de Trânsito. Os vereadores, em princípio postergaram a votação para realizar uma consulta à comunidade e, depois, com o apoio popular aprovaram a criação do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran) que dentre outras ações deverá instituir o estacionamento regulamentado e gerir as multas resultantes da instalação de radares.  O Iratran terá competência de exercer as atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação para o trânsito, controle e análise de estatística.

Atualmente, o Poder Executivo aguarda que a municipalização do trânsito seja autorizada pelos órgãos de trânsito estaduais e federais. “Toda a documentação necessária foi encaminhada aos setores responsáveis e estamos trabalhando para que o processo seja agilizado tanto em Curitiba como em Brasília”, diz o prefeito. Isto porque tanto Stoklos como os membros da administração municipal estão cientes da urgência da instalação de radares, lombadas eletrônicas e do próprio estacionamento regulamentado.

“Nossos objetivos sempre foram melhorar o sistema viário como um todo – atendendo o centro e os bairros com obras de pavimentação, recape, sinalização, dentre outras – e tornar mais seguro o trânsito em Irati”, finaliza o prefeito.

Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Publicado na edição 551, em 29 de dezembro de 2010