Iniciada Operação Final de Ano 2010 da PRF

Centro Sul – Entre o período de festas do fim de ano (22/12 a 02/01) as equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) serão reforçadas para prestar uma melhor segurança a quem utiliza as rodovias. A PRF lembra que durante esse período, estarão sendo realizadas operações com etilômetros, radares fotográficos e fiscalização da utilização de cadeirinhas.

A orientação é que antes de iniciar a viagem o motorista deve fazer uma revisão no veículo em seus equipamentos de segurança tais como faróis, pneus, utilização do cinto de segurança, extintor e principalmente documentação. Antes de iniciar a viagem o condutor deve evitar fazer refeições pesadas para não ter sonolência durante a viagem, deve fazer uma programação com paradas para descanso e até para fazer um alongamento.

A PRF orienta que mesmo durante o dia estes devem trafegar com os faróis acesos para serem mais bem visualizados pelos outros veículos. Em caso de chuva ou neblina a atenção deverá ser redobrada, a velocidade diminuída ainda mais para melhor segurança, bem como procurar guardar uma distância segura do veículo que segue logo a sua frente. Se a chuva ou a neblina for muito intensa a PRF orienta os condutores a parar em algum lugar seguro, até que as condições melhorem para seguir viagem. Uma vez que geralmente em seu veículo você estará transportando sua família, e por isso deve sair para a viagem e ter a certeza do retorno.

A PRT também orienta que se durante uma fiscalização nos diversos pontos onde as equipes estiverem realizando policiamento, o veículo for abordado e estiver com a documentação irregular ou o condutor em visível estado de embriaguês este será autuado. Lembre que a vida não tem preço, por isso auxilie na preservação  e em caso de se deparar ou envolver-se em acidente a PRF poderá ser acionada pelo fone de emergência 191.

Texto: PRF

Publicado na edição 551, em 29 de dezembro de 2010