Guarany, um novo estádio no Rio Bonito

Irati - Primeiro existia o Clube Recreativo Guarany, de caráter social e cultural, congregando trabalhadores e comunidade do bairro, com sede um pouco além do Departamento de Estradas de Rodagem, na Avenida Vicente Machado, do outro lado da rua. Depois, em 1949, surge o Guarany Esporte Club, sendo Francisco Fronk, seu primeiro presidente. Eram, então, dois guaranys, independentes. Ocorreu, em determinando momento, a fusão destes clubes, sendo que o Clube Guarany era proprietário do terreno, com área de 2000 m2., onde se encontra atualmente o Fórum da Comarca. Na presidência Carlito Ferreira, esse patrimônio foi permutado com a Prefeitura, recebendo o Guarany Esporte Club imóvel com 9.438 m2. Área, entretanto, irregular, com desnível acentuado, insuficiente, imprópria para um estádio com campo de futebol e espaços para outras benfeitorias.

Pedra Fundamental

No dia 17 de abril de 1999, no dia do cinqüentenário do Guarany Esporte Clube, ocorreu o lançamento da pedra fundamental do Estádio Alberto Viante, presidência Joel Pinto. Nessa ocasião, o prefeito municipal da época, prometeu que o terreno seria aterrado convenientemente e o estádio inaugurado no aniversário do município, em julho do ano seguinte. Nada, porém, aconteceu. O tempo foi passando e no início do novo milênio, verificou-se nova permuta de espaços com a Prefeitura. As obras em marcha lenta, porém constantes, DER e Prefeitura transportaram aproximadamente 2700 caminhões de terra para regularização do terreno. E no dia 29 de julho de 2010, o advogado César Fleischer entregou a escritura da área que se encontrava em processo de usucapião, definindo o estádio em 24.000 m², após onze anos sub judice.

Alambrados

Na presidência de José Osmar Laroca, 2005/2007, o início do alambrado, com a construção da mureta e postes para sustentação da tela. Em seguida, veio o trabalho da diretoria atual, 2008/2010, presidência de Osmair Rodrigues, com a aquisição de 20 postes para proteção atrás dos gols, evitando-se bolas nas casas vizinhas. Esses postes, com 9.5 metros sustentam 350 m² de telas. O campo com dimensões oficiais, 100 por setenta, vinha sendo utilizado recreativamente. Em torno do campo, 800 m de telas, 1.20 m de altura, mais a base em alvenaria. As telas do campo e de proteção das metas foram doação da família Stoklos, uma vez que o bosque do estádio leva o nome de João Stoklos.

Primeiro jogo

No dia 11 de dezembro  ocorreu o primeiro jogo amistoso no estádio, entre Veteranos do Guarany e Prefeitura de Fernandes Pinheiro. O próximo aniversário do Guarany Esporte Clube ocorrerá em 17 de abril, embora a inauguração do estádio não tenha ainda data prevista.

Com as obras desta fase, a cidade e o município ganham um novo espaço para o desenvolvimento esportivo, sem dúvida mais um estádio de primeira grandeza, consolidando a história do Guarany entre os grandes clubes não só do município como ainda do esporte paranaense. A diretoria e associados concretizam um velho sonho, ampliando uma história de significativas vitórias, sendo agora o início de uma nova fase de conquistas e solidariedade que só o esporte é capaz de conseguir. Com o Estádio Alberto Viante, o bairro Rio Bonito tem sua história enriquecida, com um novo capítulo, conquista dos diretores e associados do Guarany Esporte Clube.

Texto José Maria Orreda, informações e apoio Raul Dinarte Schmidt,diretor histórico do Guarany

Publicado na edição 551, em 29 de dezembro de 2010