Casal pede colaboração de descendentes de holandeses para escrever livro

Irati – O casal Ruth e Willem Kiewiet, descendentes de holandeses de Carambeí estão desde setembro deste ano realizando pesquisas acerca da imigração desta cultura em Irati, sobretudo na localidade de Gonçalves Júnior. A fim de agilizar esse trabalho eles pedem a colaboração de todos os descendentes da cultura em Irati e região na coleta de material sobre essa história.

Willem Kiewiet conta que são pouquíssimas as pesquisas sobre as questões da imigração holandesa no Brasil. “Um dos primeiros destinos tomados pelos holandeses no país foi Gonçalves Júnior em Irati, época que remonta o ano de 1908 e se confunde com a própria história da localidade”, afirma.

Segundo o casal, aos poucos toda a comunidade está sendo envolvida em um trabalho conjunto da recuperação dessa história, isso por meio de fotos, documentos e depoimentos.

A ideia da pesquisa surgiu quando o casal recebeu uma cópia do Diário do Imigrante, acontecimento que os interessou a averiguar como foi o percurso desse povo e a sua viagem até Gonçalves Júnior. “Inicialmente seria uma pesquisa simples, mas quando começamos descobrimos que tinha muito material sobre os holandeses e a sua permanência na localidade. A única solução vista é aprofundar as pesquisas e reunir todas as informações em um livro”, salienta Willem.

Em 2011 será comemorado o ano da Holanda no Brasil, essa será uma das homenagens que o país presta aos imigrantes que se instalaram primeiramente em terras paranaenses. A expectativa do casal é de que o livro seja lançado em abril de 2011, a fim de acompanhar as festividades do centenário da cultura no país.

De acordo com o casal Kiewiet, após a chegada em Gonçalves Júnior, muitos holandeses se dirigiram para a cidade de Carambeí encantados com os campos abertos propícios para a criação de gado.

Colaboração

Em Irati há várias pessoas envolvidas na coleta de dados. O casal pede para quem tenha algum material e pretenda colaborar na reunião dessa história, contribua e procure a Casa da Cultura em Irati. Não é preciso fazer a doação da foto ou material, apenas será tirado uma cópia, sendo o original devolvido para o dono. O contato direto com o casal é através do telefone (42) 3231 5120, ou pelo email acbh-rute@hotmail.com.

Origem holandesa

Famílias de Irati: Van der Laars, Van Tienen, Vink, Van der Line, Van der Waal, Kranenburg, Bankersen e Tiggemann

Famílias de Gonçalves Júnior: Van Rÿn, Barendrecht, Haagsma, Van der Neut, Intema e Smouter.

Texto e Foto: Adriana Souza, da Redação

Publicado na edição 551, em 29 de dezembro de 2010