A imprudência é o fator determinante do problema
Irati – Este ano nas Ruas Antônio Cavallin e Coronel Grácia foram implantados o sistema binário que visa melhorar as condições de fluidez, segurança e acessibilidade do tráfego de veículos e pedestres. Contudo a alteração vem acarretando um outro problema, o excesso de velocidade por alguns motoristas.
Segundo a Polícia Militar (PM) de Irati, em novembro foram registrados quatro acidentes na Rua Antônio Cavallin, e em dezembro já houve um acidente grave. O trecho crítico da via é na esquina com a Rua Zeferino Bittencourt, onde houve a incidência de acidentes considerados graves.
O diretor do Departamento de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diorgenes Ferreira Ditrich, disse que é preciso a aprovação em Brasília do projeto que institui a municipalização do trânsito em Irati para que sejam colocados redutores de velocidade ou radares nas ruas mencionadas.
“Precisamos desse retorno para que possamos fazer os convênios a nível estadual com a Polícia Militar, com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Correios, para poder viabilizar a municipalização. Somente após isso é que poderão ser implantados sistemas de redução e fiscalização de velocidade”, argumenta Ditrich.
Ditrich comenta que o Município fez a sua parte no que diz respeito a sinalização das ruas. “São vias totalmente sinalizadas, verticalmente com placas dizendo a velocidade e horizontalmente com faixas de pedestre”, destaca o diretor.
A reivindicação da população e do Legislativo Municipal é para que sejam implantados reguladores de velocidade, principalmente nas Ruas Antônio Cavallin e Coronel Grácia. “A parte do Executivo já foi toda realizada, assim que tivermos a aprovação de Brasília, iremos para a segunda parte do projeto que é a implantação dos redutores de velocidade, inclusive, já temos contato com empresas que fazem a instalação desse mecanismo. Além de radares e lombadas eletrônicas, serão colocados também câmeras de filmagem em diversos pontos da cidade, como praças, ruas e locais de caminhada, a fim de facilitar a fiscalização”, revela Ditrich.
O responsável pelo setor de trânsito da PM, sargento Júnior, fala que a Polícia vem fazendo blitz em pontos alternados das ruas citadas e tem constatado que a maioria dos acidentes e imprudências registrados foram das 16h às 20 h. Porém, a falta de um mecanismo que registre a velocidade impede que sejam feitas as autuações. “Estamos analisando os horários de grande fluidez para que os policiais acompanhem o trânsito, mas as últimas ocorrências diferiram do horário, o que dificulta estipular a permanência dos policiais nessas ruas, mas rotineira-mente estão trafegando a fim de inibir carros em alta velocidade nessas vias”, observa o sargento.
De acordo com Ditrich, as Ruas Coronel Grácia e a Antônio Cavallin devem receber radar ou lombadas eletrônicas. “Os pontos onde serão instalados os mecanismos de fiscalização já foram especificados”, afirma.
O sargento Júnior comenta que os fatores determinantes para o problema são o excesso de velocidade e a mudança de faixa sem sinalização. “Os motoristas devem obedecer e ficar atento a sinalização e as leis de trânsito. A imprudência é o agravante de todas as situações registradas nessas duas ruas”, conclui o sargento.
Texto: Adriana Souza, Da Redação
Irati – Este ano nas Ruas Antônio Cavallin e Coronel Grácia foram implantados o sistema binário que visa melhorar as condições de fluidez, segurança e acessibilidade do tráfego de veículos e pedestres. Contudo a alteração vem acarretando um outro problema, o excesso de velocidade por alguns motoristas.
Segundo a Polícia Militar (PM) de Irati, em novembro foram registrados quatro acidentes na Rua Antônio Cavallin, e em dezembro já houve um acidente grave. O trecho crítico da via é na esquina com a Rua Zeferino Bittencourt, onde houve a incidência de acidentes considerados graves.
O diretor do Departamento de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diorgenes Ferreira Ditrich, disse que é preciso a aprovação em Brasília do projeto que institui a municipalização do trânsito em Irati para que sejam colocados redutores de velocidade ou radares nas ruas mencionadas.
“Precisamos desse retorno para que possamos fazer os convênios a nível estadual com a Polícia Militar, com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Correios, para poder viabilizar a municipalização. Somente após isso é que poderão ser implantados sistemas de redução e fiscalização de velocidade”, argumenta Ditrich.
Ditrich comenta que o Município fez a sua parte no que diz respeito a sinalização das ruas. “São vias totalmente sinalizadas, verticalmente com placas dizendo a velocidade e horizontalmente com faixas de pedestre”, destaca o diretor.
A reivindicação da população e do Legislativo Municipal é para que sejam implantados reguladores de velocidade, principalmente nas Ruas Antônio Cavallin e Coronel Grácia. “A parte do Executivo já foi toda realizada, assim que tivermos a aprovação de Brasília, iremos para a segunda parte do projeto que é a implantação dos redutores de velocidade, inclusive, já temos contato com empresas que fazem a instalação desse mecanismo. Além de radares e lombadas eletrônicas, serão colocados também câmeras de filmagem em diversos pontos da cidade, como praças, ruas e locais de caminhada, a fim de facilitar a fiscalização”, revela Ditrich.
O responsável pelo setor de trânsito da PM, sargento Júnior, fala que a Polícia vem fazendo blitz em pontos alternados das ruas citadas e tem constatado que a maioria dos acidentes e imprudências registrados foram das 16h às 20 h. Porém, a falta de um mecanismo que registre a velocidade impede que sejam feitas as autuações. “Estamos analisando os horários de grande fluidez para que os policiais acompanhem o trânsito, mas as últimas ocorrências diferiram do horário, o que dificulta estipular a permanência dos policiais nessas ruas, mas rotineira-mente estão trafegando a fim de inibir carros em alta velocidade nessas vias”, observa o sargento.
De acordo com Ditrich, as Ruas Coronel Grácia e a Antônio Cavallin devem receber radar ou lombadas eletrônicas. “Os pontos onde serão instalados os mecanismos de fiscalização já foram especificados”, afirma.
O sargento Júnior comenta que os fatores determinantes para o problema são o excesso de velocidade e a mudança de faixa sem sinalização. “Os motoristas devem obedecer e ficar atento a sinalização e as leis de trânsito. A imprudência é o agravante de todas as situações registradas nessas duas ruas”, conclui o sargento.
Texto: Adriana Souza, Da Redação