Proerd forma mais 400 alunos em Irati

Irati – Estudantes, pais, professores, diretores de escolas, policiais e representantes de instituições acompanharam a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. A solenidade ocorreu neste dia 30, na sede da ASPMI.

Ao todo, 400 estudantes de 4ª série das escolas municipais Antonina Fillus Panka, dos Colonizadores, Francisco Vieira de Araújo, Irmã Helena Olek, João Paulo II, Lagoa, Mafalda Sotti Lopes, Padre Wenceslau e Tancredo Martins participaram do programa neste semestre. Desde 2001, quando o Proerd passou a ser desenvolvido em Irati, 20 mil crianças já receberam formação pelo programa. “Significa que 40% da população foram instruídas pelo Proerd, o que é motivo de orgulho para nós. Ações como essas são modificadoras e estruturantes da sociedade”, considerou o prefeito Sergio Stoklos.

Com caráter social preventivo, o Programa é realizado através de ações conjuntas entre Polícia Militar, escola, família e comunidade. Os objetivos são a prevenção e a redução do uso de drogas e da prática da violência entre estudantes. Através de atividades educacionais em sala de aula, os alunos aprendem a reconhecer e a resistir às diferentes formas de influência e pressão para o uso de drogas.

“Todos os conhecimentos adquiridos com o Proerd serão úteis para a vida toda de vocês”, afirmou Zenilda Stroparo, dirigindo-se aos formandos. Segundo a secretária, este ano o programa conseguirá atingir 100% dos alunos de quartas séries com a segunda etapa do Programa, prevista para o segundo semestre.

“Essas crianças aprenderam a lição que a droga traz sofrimento e morte e saberão dizer ‘não’ a tudo o que é ruim”, disse o tenente Ricardo da Costa. Ao final do curso, que durou três meses, as crianças elaboraram redações enfocando o aprendizado obtido. Durante a solenidade de formatura, os autores dos dez trabalhos que mais se destacaram receberam brindes oferecidos pelo Rotary Clube. O evento contou com apresentações da fanfarra Famursee, do Colégio Nossa Senhora das Graças.

Presenças

Participaram o prefeito Sergio Stoklos; a secretária municipal de Educação, Zenilda Stroparo; o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, tenente Ricardo da Costa; o comandante regional do Batalhão da Patrulha Escolar e Proerd, tenente Saulo; o instrutor do Proerd, soldado Xavier; o representante do Corpo de Bombeiros de Irati, sargento Adriano; o presidente da Câmara Municipal, Sidnei Jorge; e o representante do Rotary Clube de Irati, João Salim Chami.

Texto: Ass. de Com. da Prefeitura de Irati

Publicado na edição 526, em 07 de julho de 2010