Irati terá uma semana de programação cultural

A Fiel e a Mostra de Teatro Amador serão realizadas simultaneamente de 20 a 28 de novembro
Irati – No sábado (20), terão início a Feira Iratiense Estudantil do Livro (Fiel) e a VI Mostra de Teatro Amador. A Fiel será realizada no Centro Cultural Clube do Comércio até o dia 24 (quarta-feira). A Mostra de Teatro Amador contará com espetáculos de 21 a 28 de novembro.
O secretário municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Despor-tos, Rafael Ruteski, afirma que os eventos têm como objetivo proporcionar a toda população uma semana em contato com a cultura. “O acesso a Fiele e a algumas peças que farão parte da Mostra de Teatro é gratuito. Assim, todos poderão ter uma semana diferente em contato direto com a cultura”, salienta Ruteski.
A abertura oficial da Fiel e da Mostra de Teatro Amador será no dia 20 às 18h, na Câmara Municipal de Irati. Na ocasião também haverá a Sessão Solene da Academia de Letras e Artes do Centro-Sul (Alacs), com o lançamento do livro alusivo aos concursos de contos, crônicas e poesias de Irati realizados em 2007 e 2010.
Fiel
Oito livrarias e sebos do município de Irati estarão participando da Fiel, que também contará com estandes de jornais, rádios (que possuem portais na internet) e revistas. Segundo Ruteski, o propósito da Fiel é o fomento à leitura e o estímulo ao consumo da literatura e da cultura em suas variadas formas.
Através dos estandes os visitantes vão poder interagir diretamente com proprietários de livrarias e sebos. Além disso, terão a oportunidade de entender como funciona a produção do material literário produzido pela imprensa iratiense. “Através desse contato mais próximo pretendemos promover um debate entre quem visita a feira e quem está expondo. O visitante poderá sugerir, por exemplo, títulos de obras e gêneros literários que são de seu interesse ao comerciante”, acrescenta o secretário.
O público também poderá ter acesso a algumas oficinas e apresentações. A programação busca atender desde o público infantil até o adulto. “Estamos analisando também a possibilidade de a Biblioteca Pública Municipal de Irati e da Biblioteca da Unicentro terem um espaço dentro da Fiel”, conta Ruteski.
Confira a programação:
20/11 (sábado) – 18h: Abertura Oficial. Local: Câmara Municipal de Irati. Sessão Solene da Alacs – Lançamento do livro alusivo aos concursos de contos, crônicas e poesias de Irati (2007 e 2010).
21/11 (domingo) – 14h às 19h: Abertura da Fiel a visitação. Local: Centro Cultural Clube do Comércio.
22/11 (segunda-feira) – 09h: Abertura a visitação.
10h: Oficina de Circo – Casa de Artes Helena Kolody.
15h: Contador de Histórias - A Nuvenzinha Triste / Margarida Friorenta.
23/11 (terça-feira) – 10h: Teatro de Fantoches – Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais.
15h: Contador de Histórias – Nhô Pacífico
24/11 (quarta-feira) – 10h: Contador de Histórias – Chapeuzinho Cor-de-Rosa
15h: Contador de Histórias – Chapeuzinho Cor-de-Rosa
19h: Encerramento com a Fanfarra Famursee
Mostra de Teatro
As apresentações das peças que fazem parte da VI Mostra de Teatro Amador começam no domingo (21) e vão até o próximo domingo (28). Ruteski explica que o início será no domingo devido a mais uma edição do espetáculo Canta Irati no sábado (20). “Com a Mostra todos os públicos poderão verificar o que nossos artistas estão produzindo em todos os setores, desde a produção até a encenação teatral. A ideia é concentrar todas essas produções que foram feitas em um ano numa só semana,”, observa.
Através de uma emenda orçamentária do Ministério da Cultura, em 2011 a Mostra se tornará um Festival de Teatro com prêmios em dinheiro, jurados, peças de outras cidades e de outros estados.  “Com o Festival teremos uma diversificação nos espetáculos e vamos proporcionar um contato maior da população iratiense com o teatro”, descreve o secretário.
Confira a programação:
21/11 (domingo) – 20h: Abertura, Retratos da Vida – Ir a Ti/Unicentro. Centro Cultural Clube do Comércio.
22/11 (segunda-feira) – 20h: Shakespearience – Casa de Artes Helena Holody. Centro Cultural Clube do Comércio.
23/11 (terça-feira) – 20h: Cacos - Casa de Artes Helena Holody/Unicentro. Centro Cultural Clube do Comércio.
24/11 (quarta-feira) – 20h: Ceia dos Cardeais - Casa de Artes Helena Holody. Centro Cultural Clube do Comércio.
25/11 (quinta-feira) – 10h e 15h: A Menina e o Vento – Nelci Wolski. Colégio Nossa Senhora das Graças.
20h: O Caso dos Pirilampos – Marili Teixeira. Centro Cultural Clube do Comércio.
26/11 (sexta-feira) – 20h: Memórias - Casa de Artes Helena Holody. Centro Cultural Clube do Comércio.
27/11 (sábado) – 20h: A Lição - Casa de Artes Helena Holody/Unicentro. Centro Cultural Clube do Comércio.
28/11 (domingo) – 20h: Abajur Lilás - Casa de Artes Helena Holody. Centro Cultural Clube do Comércio.
Serão cobradas entradas para as peças apresentadas pela Casa de Artes Helena Kolody. O preço dos ingressos é R$10 e R$5 a meia-entrada.
Texto: Marina Lukavy, da Redação
edição 545, dia 17/11/2010