Entrevista com Emiliano Gomes sobre o Co.Necta Hub



Foi recentemente inaugurado em Irati o Co.Necta Hub. Trata-se do primeiro Centro de Inovação na Região Centro-Sul do Paraná, desenvolvido com o propósito de impulsionar o crescimento de todos os conectados inseridos no ecossistema de inovação, ampliando a força e potencializando a produtividade, em um ambiente inovador e dinâmico, que incentiva a aprendizagem significativa. 


O Jornal Iratiin conversou com o responsável pelo empreendimento, Emiliano Gomes que, além de contar um pouco mais sobre este projeto, também opinou sobre as barreiras a serem superadas para o desenvolvimento de um ambiente de inovação aberta, e a respeito de quais caminhos seguir no objetivo de criar melhores condições para implementação de projetos inovadores em Irati e região.


Jornal Iratiin - Quais as propostas principais dentro do escopo de negócios do Co.Necta Hub?

Emiliano Gomes - O intuito é que sejamos uma comunidade em que tudo está interligado, como em um ecossistema. Desde investidores até startups, indústrias, instituições de ensino, inciativa privada e toda a comunidade. Nossa proposta de negócio é criar um ambiente favorável para os(as) empreendedores(as). Oferecemos salas privadas, estações de trabalho compartilhada (coworking), cursos, palestras, workshops e eventos que irão cooperar na criação do novo ambiente de inovação para Região. Nascemos para impactar, direcionar e ajudar a comunidade a se desenvolver socialmente e economicamente através da cultura da inovação.


Jornal Iratiin - Quem são os potenciais clientes, ou, quem faz parte do público a ser atendido pelo Co.Necta Hub?

Emiliano Gomes - Nosso foco inicial é cooperar com as pessoas que precisam de um local de trabalho de baixo custo, que estão iniciando sua jornada no empreendedorismo. Nossos planos atendem públicos de diversos segmentos, que desejam mudar sua rotina de trabalho, ou empresas que desejam criar uma cultura de inovação. Existe também o público que trabalha de forma independente ou em "home office", e tem a necessidade de um local para desenvolver seu trabalho, fazer suas reuniões, palestras, workshops. E, ainda consideramos em potencial as startups e empresas que também podem utilizar deste mesmo espaço, sublocando salas privativas para maior conforto e privacidade. Isso tudo o Co.Necta Hub oferece dentro de um ambiente estruturado de inovação, que estimula a criatividade e o networking. Na sequência, vamos avançar com inovação aberta dentro das empresas e indústrias por meio do Co.Necta Lab: mentes pensantes em diferentes áreas, atuando sinergicamente para solucionar problemas pontuais com metodologia específica.


Co.Necta Hub: Rua da Liberdade, nº 740, Centro.


Jornal Iratiin - De que maneira é possível criar melhores condições para implementação de projetos inovadores em Irati e região?

Emiliano Gomes - Ao vincular o seu negócio a um centro de inovação, você está posicionando a sua empresa. Dessa forma, está mostrando que apoia esse tipo de iniciativa. Isso é importante para as empresas, principalmente como estratégia para seu negócio. Afinal, as startups que estão no ecossistema de inovação irão se relacionar com você, e é aí que tudo acontece. Antes de criar novas condições, é necessário compreender as diferenças entre inovação aberta e inovação fechada:


A inovação aberta é o processo de desenvolver novos produtos e/ou serviços em conjunto com outras empresas, e muitas vezes de forma colaborativa, com outras empresas que podem ser tanto de dentro quanto de fora do setor específico de atuação. Nosso papel com o Hub de inovação é estimular a inovação aberta, criar novas possibilidades e ferramentas para que isso aconteça.


Já a inovação fechada é quando uma empresa se restringe ao seu ambiente e contexto, deixando de interagir com outros negócios para tentar buscar soluções inovadoras. Esse é um modelo de gestão tradicional e cultural, que propomos romper por meio da cooperação e inovação aberta. 


Nosso papel vai muito além do espaço fisico, pois buscamos criar e aquecer um novo ecossistema de inovação regional, sendo parceiros de empresas e pessoas que apostam na inovação. O que acontece é que muitas empresas não sabem por onde começar o processo de inovação empresarial. Uma alternativa é se aliar e estar presente em nosso centro de inovação, vinculando a sua marca com as iniciativas inovadoras que o espaço está fomentando, posicionando a empresa e participando da agenda de eventos e conexões que o Co.necta Hub propõe. 



Jornal Iratiin - Como você avalia o atual ambiente de inovação em Irati, e quais barreiras devem ser superadas para torná-lo mais aquecido?

Emiliano Gomes - Quando se fala em inovação, o que normalmente vem à mente das pessoas são soluções tecnológicas. Mas, na verdade, isso é apenas uma pequena parcela do todo. O ambiente de inovação em Irati ainda é uma mata fechada. Assim como antigamente, para desbravar e fazer estradas, era necessário coragem, um bom plano e maquinários, as estradas foram feitas e caminhos foram desbravados. Veja, o caminho da inovação não será diferente e o Co.Necta Hub nasceu para desbravar esse árduo caminho para criar uma nova cultura e promover o desenvolvimento a longo prazo. Vejo que Irati está à deriva, sem a percepção da sua vocação e até mesmo sem uma identidade própria. Está mais que na hora de criarmos juntos esse caminho, assim como aconteceu em outras cidades como Maringá, Londrina, Pato Branco. Mas, para isso, a cultura da inovação e do cooperativismo precisa ser enfatizada, até que as pessoas compreendam que o desenvolvimento: depende de um ambiente favorável, que é o que estamos buscando criar pelo Co.necta Hub; depende de cooperação, pois cooperar é mais importante do que competir; e depende de confiança, pois é necessário acreditar e participar na deste caminho. O desenvolvimento surge a partir da nossa identidade, que precisamos desenvolver no pequeno âmbito. Inovação são pessoas, pensando e trabalhando juntas em prol de transformar uma realidade para melhor. Esse é o nosso propósito com o Co.necta Hub, e confesso que estou muito entusiasmado.


Contato com o Co.Necta Hub pelo e-mail conectahubirati@gmail.com ou pela mídias sociais:


Instagram: Co.NectaHub

Facebook: Co.necta - Centro de Inovação e Coworking

Co.Necta Hub: conexões para projetos inovadores.