Governo vai testar um plano-piloto para volta às aulas em Irati

Imagem RPC
Imagem RPC
De acordo com o governo, o plano pode ser aplicado em regiões onde os índices epidemiológicos da Covid-19 estão mais baixos.

Atualmente, o governo trabalha com a possibilidade de aplicar o projeto em escolas localizadas em municípios de uma das seguintes regionais de saúde: Irati, Guarapuava ou União da Vitória. No entanto, ainda não há definições a respeito.

Membros do governo devem voltar a se reunir na próxima semana para discutir o estudo.

Caso o plano seja aprovado, as aulas devem ser retomadas conforme o protocolo aprovado pelo comitê estadual, com distanciamento social, revezamento de alunos e medidas de higiene. Veja o protocolo mais abaixo.

 De acordo com o governo, o plano-piloto deve durar de duas a três semanas. O diretor-geral da Seed, Glácio Dias, explicou que, se der certo, o modelo poderá ser aplicado em outras regiões do estado.

"Especificamente para provar e para testar o modelo de protocolo de retorno às aulas. Para ver como isso vai se dar na prática, como a comunidade escolar vai se organizar. Tem uma série de procedimentos novos, que não faziam parte do procedimento escolar até então", afirmou.

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que a pandemia está perdendo força no Paraná e que, caso a desaceleração do número de casos se concretize, o estado prevê a retomada de algumas atividades.

"Se nós conseguirmos manter ainda mais os esforços, os cuidados de isolamento e distanciamento, talvez nós possamos encontrar nas próximas semanas uma desaceleração efetiva e com isso retomar algumas atividades, incluindo o retorno às aulas, mesmo que regrado", afirmou.

 Veja a reportagem da RPC completa aqui