Ponta Grossa recebe equipamentos para 10 novas UTIs Covid-19

Na manhã desta quinta-feira (16), o Hospital Universitário (HU-UEPG) recebeu os equipamentos para 10 novas UTIs na ala Covid-19. A previsão é que as unidades estejam em funcionamento até sexta-feira (17), a partir do remanejamento que será realizado na enfermaria. Com a nova estrutura, o HU-UEPG passa a ter 30 leitos de terapia intensiva e 24 clínicos para tratamento de pacientes de Coronavírus.

Segundo o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, o plano de ação para continuar o atendimento da região dos Campos Gerais, integrado à macrorregião leste, foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Saúde e Regional de Saúde, com o objetivo de solucionar a lotação. O HU-UEPG atingiu a lotação máxima na última terça-feira (14), quando os 20 leitos de UTI, destinados exclusivamente para o tratamento do novo Coronavírus, foram todos ocupados. Nesta quinta-feira, apesar da quantidade ter diminuído, a instituição ainda registra números altos, com 17 pacientes na UTI e 13 em leito clínico.

O Hospital, que é referência no atendimento a casos de Covid1-9, conta com um Comitê de Enfrentamento da doença, responsável por pontuar as principais diretrizes, estabelecer protocolos e fazer o gerenciamento de leitos. “Gostaria de ressaltar o trabalho da equipe multiprofissional que realiza a triagem dos pacientes, formada pelos profissionais de enfermagem e por médicos especialistas que fazem uma avaliação criteriosa dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. São infectologistas, especialistas em UTI e especialistas em nefrologia, em clínica médica, em pneumologia, em cirurgia geral e em cirurgia cardiovascular para garantir o melhor atendimento”, informa o vice-reitor.

Everson Krum reforça a necessidade de avaliar o paciente a partir de um contexto mais amplo, com análise dos exames laboratoriais, de resultado do raio-X e tomografia. “De acordo com esses exames, a equipe define se o paciente irá para a enfermaria ou UTI e estabelece a conduta de tratamento. Diariamente, há uma discussão com esses profissionais para o melhor atendimento no hospital. Esse Comitê vem trabalhando incansavelmente”, afirma o vice-reitor, que destaca o serviço de todos no hospital, engajados nessa luta contra o coronavírus. “Quero agradecer aos médicos, enfermeiros, equipe de apoio, higienização e aos profissionais que atuam na área do laboratório, de fisioterapia, fonoaudiologia. Enfim, todos que formam essa grande equipe multiprofissional e estão fazendo um belo trabalho”, diz.

De acordo com o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, “o Hospital Universitário está à disposição da comunidade. Esse é o nosso compromisso com a população dos Campos Gerais”, afirma. Participaram da entrega dos equipamentos para a UTI Covid-19 o prefeito Marcelo Rangel e o Deputado Federal Sandro Alex, ambos homenagearam os funcionários do hospital e destacaram o papel que vem sendo desenvolvido pelos agentes de saúde, gestores públicos e Governo do Estado.