Associações do PRAIR participam de sessão ordinária da Câmara - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 10 de março de 2020

Associações do PRAIR participam de sessão ordinária da Câmara


Na terça-feira (03/03), a sessão ordinária da Câmara foi marcada pela presença de representantes de entidades ligadas ao Programa de Reestruturação das Associações de Irati (PRAIR). Estiveram presentes: a Associação dos Transportadores de Irati e Região (ATIR); a Associação de Moradores do bairro Rio Bonito; a Associação de Moradores dos bairros São João e Florestal; e a Associação de Moradores do bairro Nhapindazal.

O assessor técnico de Gabinete da Prefeitura de Irati, professor Helder Alberto Beal, que é coordenador do PRAIR, argumentou que a participação nas sessões consiste em um processo de aprendizagem e convívio com os caminhos do poder político, e a transparência dos interesses de cada entidade. Para ele, a comunidade está aprendendo que o poder emana do povo, e que o povo precisa empoderar-se desse direito enquanto cidadão. Também segundo Helder, a participação nas sessões é uma forma pedagógica e educativa para que as associações possam aprender a lidar com a dinâmica das instituições públicas e, tendo como base as demandas de cada localidade, entender a melhor forma de fazer reivindicações e trabalhar estratégias para conquistar politicamente as melhorias pelas quais anseiam.

Mario Konopka, presidente da Associação dos Transportadores de Irati e Região (ATIR), e Marlon Rodrigo Stepka, presidente respectivamente da Associação de Moradores do bairro Rio Bonito, comentaram após o término da sessão ordinária sobre a importância do PRAIR para a estruturação das entidades e organização das pautas de cada comunidade para apresentação aos poderes constituídos, como a Câmara e a Prefeitura.

Texto e Foto:
SECOM IRATI
Secretaria Municipal de Comunicação Social