Artistas de Irati entregam obras ao acervo municipal

Diversas autoridades acompanharam a entrega.

Na tarde desta terça-feira (17/09), foi realizado na sede administrativa da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati um evento para registrar a entrega oficial de duas obras de arte ao acervo municipal oficial. Trata-se de uma pintura de óleo sobre tela da artista plástica Elvira Kiatkoski Barroso, intitulada "Papoulas", e uma reprodução da fotografia "Outono no Parque Aquático", do jornalista e fotógrafo Leonardo Schenato Barroso. Tratam-se de dois artistas da mesma família, sendo Elvira a avó paterna de Leonardo. Com elevado número de pessoas prestigiando o evento, a entrega, que estava inicialmente marcada para ocorrer no andar de cima da Secretaria, acabou sendo realizada no andar térreo, o qual dispõe de um espaço mais amplo. O cerimonial foi conduzido pelo secretário municipal de Comunicação Social, Sidnei Jonaldo Jorge, o "Sidão", o qual fez um breve relato a respeito do histórico de Elvira e Leonardo. 

Veja a seguir o vídeo da entrega dos quadros:


Convidado a fazer o uso da palavra, Leonardo Schenato Barroso exaltou as ações desenvolvidas na área da Cultura durante a gestão administrativa atual da Prefeitura. Entre os destaques, o jornalista comentou sobre as mudanças no Rodeio Crioulo de Integração, as quais, segundo ele, visam a valorização dos aspectos culturais tradicionais da festividade. O fotógrafo também citou a retomada do Centro Cultural do Guamirim, o retorno do jantar "Valores da Nossa Terra", a instalação da sede administrativa da Secretaria de Cultura e a continuidade de projetos importantes, como o concurso Irati em Imagens, os Sábados Literários, as aulas de bateria com o professor João Ademir Ribeiro ("Guaraná"), as aulas de música com o maestro Wellington Costa e outros projetos importantes, muitos deles desenvolvidos em parceria com instituições como o Centro Cultural Clube do Comércio e a Associação Cultural Denise Stoklos.
Elvira e Leonardo com as obras entregues.

A acadêmica e vice-presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Luiza Nelma Fillus, parabenizou os artistas pela realização do evento, citando ter tido o privilégio de conhecer inclusive os pais de Elvira e bisavós de Leonardo, José Kiatkoski Filho e Maria Izabel Kiatkoski, na época em que era vizinha de toda a família. Luiza também fez referência à fala do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, quando este recebeu em seu gabinete uma foto feita por Leonardo, e relembrou uma mostra individual de Elvira realizada na Casa da Cultura de Irati, na qual ela expôs 27 de seus quadros.

O ex-prefeito Alfredo Van der Neut, atualmente secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati, falou sobre a importância de se valorizar os artistas locais, manifestando sua felicidade em ver um exemplo da arte passando de geração em geração, o que, segundo ele, motivou o convite para que Elvira e Leonardo fizessem esta entrega oficial dos quadros. Alfredo também comentou estar direcionando esforços com o firme propósito de retomar a obra da Casa da Cultura de Irati.

Sede administrativa da Secretaria de Cultura foi instalada recentemente.

O vereador Nei Cabral, atual presidente da Câmara Municipal de Irati, após dar os parabéns a ambos os artistas homenageados, disse ter a satisfação de poder acompanhar o trabalho de Leonardo, tendo, inclusive, contato quase diariamente com um quadro da obra "O Amanhecer da Coruja no Litoral Paranaense", que está exposto no hall de entrada da Casa de Leis. Esta fotografia foi vencedora de concurso promovido pela Universidade Federal do Paraná, feito que levou Leonardo a receber, na legislatura anterior, uma Moção de Aplausos no Poder Legislativo iratiense.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, demonstrou grande satisfação em poder prestigiar dois artistas que têm suas raízes no município e que, segundo ele, elevam o nome da cidade com suas conquistas e com a notoriedade que as obras de arte deles ganham no Paraná, no Brasil e até em outros países, onde já obtiveram reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem. Jorge frisou que, apesar de haver obras e investimentos muito importantes acontecendo em todas as áreas da administração municipal, sempre mantém a Cultura como sendo uma das prioridades.

Em uma fala bastante breve e resumida, Elvira Kiatkoski Barroso disse estar muito feliz na ocasião e fez um agradecimento especial pela realização da entrega, a qual teve sua data modificada por motivos de força maior, o que evidencia a grande importância dada pela Prefeitura de Irati e demais instituições à realização do evento. Após as falas, ambos os artistas receberam placas de homenagem como reconhecimento pelo seu trabalho, entregues de forma oficial pelo município de Irati. Elvira também foi presenteada por Luiza Nelma Fillus com uma orquídea, entregue à artista plástica em nome da ALACS.

Luiza Nelma Fillus presenteia Elvira Kiatkoski Barroso.

Estiveram presentes, além das autoridades já nominadas: a Rainha da 40ª Festa do Pêssego, Bruna Gabrieli Petranskei. Os vereadores José Bodnar, Hélio de Mello, Edson Luis Elias e Rogério Luís Kuhn. O ex-prefeito Luiz Rodrigo de Almeida Hilgemberg. O representante da deputada federal Leandre Dal Ponte, Dagoberto Waydzik. A secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich e a secretária municipal de Educação, Rita Almeida, ambas acompanhadas de membros de suas equipes. O chefe de Gabinete Luís Antonio Ico Andreassa. O presidente do Centro Cultural Clube do Comércio, Vergílio Trevisan. Os acadêmicos da ALACS, José Maria Grácia Araújo, Silvia Maria Svereda, Gaspar Gaioski e Caterina Balsano Gaioski. Os músicos Gilson Leveovix e Marli Traple, representando a banda Snakes. A representante do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Valéria Piatzchaki, a qual esteve representando a engenheira agrônoma Adriana Baumel. Também marcaram presença diversos órgãos de imprensa e familiares de Elvira e Leonardo.

Evento foi bastante prestigiado por autoridades e interessados.