Beto Richa (PSDB) é denunciado por organização criminosa - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Beto Richa (PSDB) é denunciado por organização criminosa


As denúncias sustentam que o esquema de pagamentos de propina pelas concessionárias de pedágio teve início há cerca de 20 anos.

Lava Jato denuncia Beto Richa (PSDB) e mais 32 por corrupção em contratos de concessão de pedágio.

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta segunda-feira (28). Os procuradores acusam Richa de corrupção passiva e pertencimento a organização criminosa em um esquema de propina em contratos de concessão de pedágio.

Segundo o MPF, o esquema desviou R$ 8,4 bilhões por meio do aumento de tarifas de pedágio do Anel de Integração, e de obras rodoviárias não executadas. A propina paga em troca dos benefícios, conforme os procuradores, foi estimada em pelo menos R$ 35 milhões.

Beto Richa foi preso na sexta-feira (25) na 58ª fase da Operação Lava Jato. A defesa disse que ainda não teve acesso à denúncia, mas que o ex-governador não cometeu irregularidades.

O MPF dividiu as acusações em duas denúncias. Uma delas envolve agentes públicos, como Beto Richa, Pepe Richa – irmão do ex-governador e ex-secretário de Infraestrutura e Logística do estado – e mais outras oito pessoas.

Já a outra denúncia é relacionada aos empresários envolvidos no esquema. Seis ex-presidentes de empresas concessionárias de pedágio foram acusados de crimes como corrupção ativa, pertencimento a organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Ao todo, nas duas denúncias, 33 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público. Os procuradores dizem que a investigação foi feita em parceria com Polícia, Receita e Polícia Rodoviária federais. Veja completo no portal Globo

Fonte: G1