Câmara apoia “Cartilha Educativa do Trânsito”

Helio de Mello, presidente da Câmara, no lançamento do projeto.

Voltada aos alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino, foi lançada nesta terça-feira (15), na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo, uma Cartilha Educativa do Trânsito. O livreto é um conjunto de informações, linguagem e ilustrações lúdicas, sobre cuidados que devem ser observados no trânsito e normas a serem respeitadas por todos. Este importante projeto conta com o apoio da Casa de Leis e de muitas outras entidades. “Uma importante parceria em prol da conscientização da sociedade. A união faz a força”, enfatizou o vereador Helio de Mello, presidente da Câmara Municipal de Irati, que marcou presença durante o lançamento do projeto, juntamente com os vereadores Edson Luís Elias e Rogério Luís Kuhn.

A cartilha, elaborada com linguagem simplificada a fim de atrair alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, visa esclarecer os procedimentos que devem ser seguidos por motoristas, ciclistas e pedestres tanto nas vias públicas quanto em estradas do interior. Para Helio de Mello, a escola é o melhor lugar para realização deste projeto, pois torna as crianças fiscalizadoras ativas dentro da própria família e dos lares, “são elas que passam a cobrar dos pais atitudes mais conscientes em prol de um trânsito melhor”, opinou o presidente da Câmara.

Entre as normas de segurança no trânsito abordadas no material estão, por exemplo, nunca dirigir após consumir bebidas alcoólicas, ultrapassagem somente pela esquerda e a prioridade dos pedestres, ciclistas, transporte público e de cargas e viaturas policiais e de fiscalização. A cartilha orienta ainda sobre a preferência em rotatórias, respeito as sinalizações e uso dos equipamentos e recursos de segurança, como a cadeirinha para crianças no banco traseiro e cinto de segurança.

O projeto será levado até as 29 escolas municipais, sendo que em cada uma, haverá a explanação didática das regras e cuidados no trânsito. A cartilha é um projeto da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito e conta com apoio da Guarda Municipal, ACIAI, Iratran, Secretarias de Educação e de Segurança, Construtora Cathio, Câmara Municipal de Irati e Copycenter.

Informações e fotografias:
Assessoria
Câmara Municipal de Irati - PR