Câmara pretende adquirir área do antigo Colégio Sagrado Coração

Câmara pretende adquirir área do antigo Colégio Sagrado Coração, a qual poderá abrigar o Colégio Militar

Na semana passada, o presidente da Câmara Municipal de Irati - PR, vereador Helio de Mello (PMDB), juntamente com o vereador Edson Luís Elias (PSDB), estiveram reunidos com o prefeito Jorge Derbli (PSDB), deputado federal Evandro Rogério Roman (PSD) e o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Mauricio Tortato, para discutir a possibilidade de construção de um Colégio Militar em Irati. A ideia inicial partiu do deputado Evandro Roman, que garantiu a viabilização de recursos através do Ministério da Educação (MEC), em torno de R$ 5 milhões, para construção do espaço físico, que deverá abrigar o Colégio.

Na oportunidade, o presidente Helio de Mello sugeriu que o espaço seja instalado no antigo Colégio Sagrado Coração, ao lado da Unicentro, no bairro Engenheiro Gutierrez. “No dia 4 de abril estivemos em Curitiba entregando um ofício em que esta Casa se coloca à disposição para que o Colégio Militar possa ser instalado em Irati. A Câmara tem interesse em adquirir o espaço que hoje abriga o antigo Colégio Sagrado Coração, que poderá abrigar a Escola Militar. Estamos aguardando as avaliações, tentando uma negociação para aquisição desta importante área. Sabemos que parte da sua estrutura está comprometida, mas entendo que sai mais barato uma reforma do que uma nova construção. Seria uma grande satisfação para o Legislativo, a aquisição deste imóvel com recursos economizados desta Casa, para destinação de um educandário no município”, afirmou Mello contando ainda que a área do antigo Sagrado Coração tem capacidade para construção de pista de atletismo, quadras esportivas e piscinas.

Para o vereador Edson Luís Elias trata-se de uma obra grandiosa pois além de Irati vai atender municípios vizinhos também. “A ideia foi muito bem aceita pelos comandantes, pois Irati é uma cidade polo e os comandantes da 8ª Cia Independente e do Corpo de Bombeiros têm grande admiração do Comando Geral, tudo foi ajudando. O Deputado Evandro é personagem fundamental, pois se propôs a viabilizar os recursos federais. Dado o pontapé inicial, juntamente com uma forte vontade dos envolvidos, possivelmente, daqui dois anos teremos em Irati a primeira turma de alunos deste Colégio. Irati será a segunda cidade do interior a receber tamanha riqueza”, comemorou.

Conforme Helio de Mello, o Colégio Militar necessitará de aproximadamente 25 policias, “pessoas a mais que virão para o nosso município. Em Curitiba, o Colégio é um sucesso absoluto, detentor dos melhores índices educacionais do estado e o de Londrina, inaugurado recentemente, vem seguindo o mesmo caminho. Investir em educação é investir no futuro, na segurança, na qualidade de vida e nas oportunidades”. Integrantes da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar estarão em Irati nos próximos 15 dias para avaliar os locais sugeridos para instalação do Colégio Militar.

Helio de Mello contou ainda que o Legislativo vem procurando trabalhar em prol da comunidade através de discussões com lideranças, e a Escola da Polícia Militar já era uma sugestão antiga da Câmara para Irati.

Assessoria