Rodrigo Solda quer opinião da população sobre revitalização da Praça Tiradentes

"Aqui é como se fosse o 'marco zero' de Rio Azul, é o centro de tudo", opinou Rodrigo Solda sobre a Praça Tiradentes.
A equipe do Jornal Iratiin esteve recentemente no município de Rio Azul - PR para entrevistar o prefeito Rodrigo Solda (PSDB) a respeito do projeto de revitalização que a atual gestão está propondo para a Praça Tiradentes, no centro da cidade. O chefe do Executivo municipal rioazulense mencionou que quer a opinião e a participação da população para decidir de que maneira as reformas e projetos para a praça serão conduzidos.
Assista a seguir o vídeo da entrevista:


"Aqui é como se fosse o marco zero de Rio Azul, é o centro de tudo", define resumidamente o prefeito. "É o lugar de passagem das pessoas que vão ao comércio, vão para casa, vão estudar. Aqui eu cresci e minha infância eu passei aqui. Quem é rioazulense conhece bem a história da praça, sabe quantos eventos já ocorreram ao redor do perímetro dela", aponta Rodrigo Solda, reforçando a importância histórica que o local possui na formação social e cultural do município.

O prefeito também afirma que já tinha interesse em desenvolver este projeto. "Desde que entrei na prefeitura, e mesmo anteriormente, eu estava analisando e vi que as pessoas deixaram de usufruir da praça com a mesma intensidade que faziam antes, na época da minha adolescência", avalia Rodrigo. "Então, estou entrando com uma proposta, e quero que a Câmara de vereadores analise isso, para que a gente faça uma retomada do uso adequado da praça. A proposta é que a gente veja famílias, crianças e idosos andando com segurança e com as condições ideais para transitar pelo meio da praça. Ela é muito bonita, mas precisamos gerar acessibilidade", pontua Rodrigo Solda.

Rodrigo comenta que é possível enxergar, do local, parte da igreja matriz da cidade. Para melhorar esta vista, Solda pensa em reduzir a escadaria da praça, e também tem como sugestão criar um calçadão central, por onde as pessoas possam entrar e permanecer. "Queremos que haja espaço para as crianças e para os adolescentes, queremos trazer as feiras municipais aqui, talvez fazer um mini palco para apresentações de teatro", opinou Solda, acrescentando que, neste momento, quer saber o que pensa o povo de Rio Azul. "Essa é a ideia que eu estou propondo. Colocar um debate coletivo, para as pessoas opinarem. Favorável ou contrário. Rio Azul vai fazer cem anos no ano que vem. A praça merece que seja feita uma atualização, uma modernização? E, principalmente, merece ter novamente o aconchego, como era antigamente, e que as pessoas gostem de permanecer na praça, cuidem da praça e zelem por um espaço destes?", questiona ele, mencionando que mesmo cidades grandes, em alguns casos, não possuem um espaço tão bonito em sua área central.

Em relação aos recursos que pensa em utilizar para a possível revitalização da Praça Tiradentes, Rodrigo Solda foi contundente: "recursos próprios, eu evito de usar. Estou procurando uma emenda parlamentar, estou correndo atrás de verba junto ao Ministério do Turismo, e vou também no Ministério da Cultura. A ideia é trazer recursos de fora, ou seja, do Governo do Estado do Paraná e do Governo Federal", planeja o prefeito.

Rodrigo Solda também mencionou que haveria, em alguns setores, um entendimento de que ele estaria tentando deixar sua marca pessoal com a reforma da Praça Tiradentes, o que ele nega: "não sou eu. É Rio Azul. O município vai fazer 100 anos. Essa praça foi construída quando ele fez cinquenta anos. Então, eu acredito que esteja na hora de pensarmos em um centro de convivência, onde as pessoas possam se sociabilizar, como era antigamente. Deixar o celular para fins de trabalho, ou para conversar com pessoas que estão distantes. Mas quando há proximidade, que a praça possa servir a esse fim. É a função dela, ela foi feita para que as pessoas pudessem se comunicar ao vivo, estarem aqui de corpo presente e influenciarem positivamente na vida umas das outras", opina, reiterando que esta vontade não está relacionada ao seu ego ou interesse pessoal. "Eu vivi em Rio Azul, conheço a história daqui e me lembro quantas amizades foram celebradas aqui e quantas pessoas frequentavam esta praça", recorda-se o prefeito.

Rodrigo cita que um dos pontos principais do projeto é ordenar o trânsito na área central de Rio Azul, com objetivo de movimentar o comércio local, facilitando o alcance dos clientes e da população em geral aos estabelecimentos comerciais da cidade. Outro destaque, para Solda, seria a construção de rampas e outros equipamentos de tecnologia assistiva, que permitam maior acessibilidade a pessoas com deficiência, idosos, mães com carrinhos de bebês, entre outros públicos que possam usufruir destas melhorias.

Reportagem:
Sérgio Popo

Texto:
Leonardo Schenato Barroso