Legislativo outorga Título de Cidadão Honorário a Antenor Spegiorin

“Nesta cidade plantei meus sonhos, constitui uma família unida e saudável, fiz muitos amigos e tive a chance de participar de grandes lutas sociais, combati o bom combate”, afirmou Antenor Spegiorin.

Um homem de fé muito dedicado ao trabalho e apaixonado pela música. Assim se resume a trajetória do Sr. Antenor Spegiorin, que foi reconhecido com Título de Cidadão Honorário em Sessão Solene na noite do dia 7 de dezembro, pela Câmara Municipal de Irati - PR. Participaram da Sessão o vereador proponente da homenagem, Roni Surek (PROS), o presidente da Câmara, vereador Helio de Mello (PMDB), o chefe de gabinete da Prefeitura, Paulo Secco, além de familiares e amigos do homenageado.

O músico saxofonista Marcelo Saczuck realizou uma apresentação, abrilhantando ainda mais o início da solenidade. O proponente do título, Vereador Roni Surek cumprimentou o homenageado e a sua esposa Edvirges Vink Spegiorin, agradecendo aos vereadores que aprovaram a proposição por unanimidade de votos.

 O Jornal Iratiin fez a transmissão ao vivo, veja a seguir:


Roni Surek discorreu sobre a vida do homenageado. “Empresário, Católico, Maçom, Economista, Contador, Auditor, Corretor e Músico. O Sr. Antenor é natural de Teixeira Soares, nascido no dia 11 de agosto de 1933. Possui quatro filhos e cinco netos. Seu Antenor é destaque nos setores financeiros, administrativos e de auditoria do município. Auxiliou com seus serviços na área de contabilidade em muitas empresas iratienses. Membro ativo na Loja Maçônica União e Progresso, exerceu muitos cargos e foi eleito Deputado Estadual por diversas legislaturas na Poderosa Assembleia do Grande Oriente do Brasil / Paraná, sendo que por 28 anos, teve sete mandatos. A paixão pela música sempre esteve presente em sua vida, seja como pandeirista ou saxofonista. Ajudou na reconstrução da SBCI – Clube Polonês e da SUOBRI – Clube Operário. Muito fez também pelo Grupo Folclórico Polonês Lublin”. De acordo com Roni, Antenor também concorreu como candidato a vereador em duas eleições. “Em uma delas, fui seu eleitor e não me arrependo. Muitos políticos dizem ‘perdi a eleição’, mas, muitas vezes, é o povo que perde por não eleger pessoas idôneas, honestas e responsáveis que servem de exemplo, assim como o Seu Antenor”, comentou o vereador.

Representando a família, o filho do homenageado, Padre Anderson Spegiorin prestou homenagens. Falando em política, Anderson relembrou que em 1976, seu pai foi candidato a vice-prefeito junto com Rodolfo Yurki, ambos obtiveram 514 votos. “O Pai sempre gostou muito da política. Tentou, se não conseguiu, não faz mal, não desanimou. Sempre gostou muito de ler e escrever e foi pioneiro em aposentadorias, encaminhou muitas de agricultores naquele tempo, incluindo a do ex-prefeito João Mansur”, comentou o Padre agradecendo a honraria em nome de todos os filhos. “Estamos felizes e emocionados com a homenagem”.

Lisonjeado, o homenageado Sr. Antenor afirmou que recebe a honraria com muita alegria e emoção. “Sinceramente não pretendia falar, entrei numa fase da vida em que nestas ocasiões a nossa sensibilidade é posta à prova, a emoção fala mais alto do que a razão. Mas não poderia ficar calado diante deste gesto da Câmara. Dos meus 84 anos, 71 foram vividos aqui em Irati. Sou muito grato ao vereador Roni e a todos os vereadores pela aprovação do Título. Agradeço a Deus por ter me encorajado nos momentos mais difíceis e nas tomadas de decisões mais importantes da minha vida, sendo que uma delas foi casar com a Edvirges, minha estrela. Confesso que sem ela não teria vencido tantos obstáculos e nem conquistado tantas vitórias. São 53 anos de alegria juntos. Nesta cidade plantei meus sonhos, constitui uma família unida e saudável, fiz muitos amigos e tive a chance de participar de grandes lutas sociais, combati o bom combate. Ergui o sonho de delegar à sua população obras importantes para melhorar a qualidade de vida, visando o bem-estar de todos. Participei do Ministério Extraordinário da Palavra Divina da Eucaristia, de grupos de orações, do terço e dos eventos sociais. Enquanto meus olhos estiverem abertos, ei de continuar dando meu empenho e a minha dedicação. Reparto este título com todos aqueles que colaboraram comigo desde o início da minha história”, agradeceu.

O chefe de gabinete, Paulo Secco, representando o prefeito Jorge Derbli, parabenizou o homenageado e a sua esposa. “A busca de conhecimento do Seu Antenor é admirável, nunca esmoreceu. Serve de exemplo para todos os jovens que buscam o seu espaço no trabalho, na profissão que exercem e na prestação dos serviços. Segundo a palavra de Deus, os frutos nós conhecemos pela boa árvore e a sua família é o exemplo destes bons frutos”.

Antes de encerrar a solenidade, os netos do homenageado Natan, Lucas e Bruno Spegiorin realizaram uma apresentação musical com gaitas, emocionando o avô, apaixonado por músicas. O Presidente Helio de Mello reforçou a importância da honraria, afirmando que a mesma representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses aos elevados serviços prestados pelo Sr. Antenor, não só no âmbito empresarial, mas também com a realização de outras atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população, se tornando um exemplo para a nossa comunidade.

Texto e foto:
Assessoria