"Se apropriem do Parque da Pedreira como donos", diz Rodrigo Solda


Recentemente, quinta-feira (12), a equipe do Jornal Iratiin esteve presente no Parque da Pedreira, em Rio Azul, para fazer a cobertura da Festa da Padroeira e do Pirogue, um evento realizado pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura,  celebrando a fé da população em Nossa Senhora Aparecida e prestigiando elementos da cultura local.

Na oportunidade, foi realizada a Santa Missa, além de uma extensa programação ao longo do dia. O prefeito Rodrigo Solda (PSDB) e o secretário Osvaldo Kosciuk Júnior foram convidados a prestar algumas palavras durante a manhã. Na ocasião, Solda fez um apelo à população, pedindo que "se apropriem do parque como donos", no sentido de que zelem pela preservação do Parque da Pedreira e o utilizem de forma a proporcionar atividades desenvolvidas em família. Veja a seguir:

Rodrigo Solda iniciou sua fala exaltando o resgate ao Parque da Pedreira. "Vocês estão vendo o trabalho que a gente está fazendo. Vamos fazer um pedido a vocês. A equipe da Prefeitura teve voluntários que vieram aqui, pintaram, colocaram em ordem. E acredito que muitos estão se remetendo a festas de seis anos, dez anos atrás, que já eram feitas e realizadas aqui. Festas fervorosas, festas religiosas", lembrou, fazendo uma citação bíblica que havia sido tratada durante a Santa Missa. "Em um dos cânticos foi falado que aquele que se embriaga demais, não bebe o bom vinho. Olhem para este parque como quem olha para um bom vinho. Aquilo que tem que ser cuidado, cultivado. É da família, do povo rioazulense, da região. É uma raridade isso aqui. Poucas cidades têm um contato com a natureza, a oportunidade de ensinar os filhos em um ambiente tão saudável, sadio", destacou.

O prefeito também contou que, em dias de chuva e finais de semana, quando não era possível realizar serviços em estradas do interior, a equipe da Prefeitura se deslocava até o Parque da Pedreira para fazer os trabalhos de revitalização. Na ocasião, recebiam visitantes de outras cidades, como Ponta Grossa e União da Vitória. "Tem muita gente que conhece o parque. E eu peço que o povo daqui frequente mais esse parque. O que está sendo feito aqui, é procurando trazer mais investimentos, para melhorar cada vez mais", enumerando em seguida as recentes melhorias realizadas no local, sobre as quais ele falou também em entrevista para o Jornal Iratiin, acrescentando ao fim: "se apropriem do parque, como donos, proprietários. É do povo isso aqui, não é particular. Então, cuidem", solicitou.

Em seguida, foi convidado a usar a palavra o secretário Osvaldo Kosciuk Júnior, que se mostrou animado em ter participado da organização da festa, sobretudo dos trabalhos no Parque da Pedreira. "Como o prefeito falou, o parque deu bastante trabalho para toda a equipe de todas as Secretarias que estiveram reunidas aqui, envolvidas nessa limpeza. Porque, infelizmente, estava abandonado. Agora  nós pedimos a vocês que cuidem, e nos ajudem também a cuidar deste parque, que é um tesouro para nós. Isso aqui, na verdade, é o ponto de referência na nossa região. Nessa região, não conheço lugar mais bonito que esse parque", opinou.

Kosciuk em seguida citou as atrações que aconteceriam na festa, e finalizou sua fala dizendo: "aproveitem a festa. A festa é gratuita. A festa é de vocês. Vocês merecem e viva a Nossa Senhora Aparecida", concluiu.

Texto e Foto:
Leonardo Schenato Barroso

Vídeo: 
Sergio Popo