EDUCAÇÃO - Escolas de Irati recebem premiação do Televisando o Futuro

Nesta quinta-feira (19), três escolas municipais de Irati receberam a surpresa da premiação no concurso ‘Televisando o Futuro’ da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), do Instituto GRPCom.

Aluno Raul Zainedin da Rocha e a professora Gisele Simone Kovalski Primon receberam prêmio de HQ pela Escola Rosalina Cordeiro de Araújo

A Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araujo, de Irati - PR, recebe premiação do projeto Televisando o Futuro Regional 2017, da RPC, com o tema: "viver bem, que mal tem"? 

Nesta quinta-feira (19), três escolas municipais de Irati receberam a surpresa da premiação no concurso ‘Televisando o Futuro’ da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), do Instituto GRPCom. As Escolas Rosalina Cordeiro de Araújo e São Valdomiro receberam reconhecimento regional e a Escola Rosa Zarpelon, do Pinho de Baixo, ficou entre os sete melhores projetos de todo o Paraná.

A Secretaria de Educação de Irati está em festa e comemora os resultados obtidos pelas três escolas. O ‘Televisando o Futuro’ é um projeto de comunicação e educação da RPC promovido com base nos conteúdos midiáticos exibidos pela TV com temas sociais. Neste ano, o tema foi ‘Viver bem, que mal tem?’, que trata de discussões de como se melhorar a qualidade de vida.

Os alunos da escola do Pinho de Baixo desenvolveram o projeto ‘Liguem a TV: Vamos Estudar’ que trabalhou com a reciclagem no interior envolvendo toda a comunidade. A Escola São Valdomiro recebeu prêmio na categoria Ilustração com o aluno Bruno Solarski Schoeri e a professora Lady Laura Ribas e, a Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, na categoria Histórias em Quadrinhos com o aluno Raul Zainedin da Rocha e a professora Gisele Simone Kovalski Primon.

“O ‘Televisando o Futuro’ é um projeto que tem o objetivo de trabalhar a televisão na sala de aula como um instrumento de educação. Nós reconhecemos os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e, a Escola Rosa Zarpelon, com o projeto sob coordenação do professor Allisson Zarpelon, foi premiada na categoria Práticas Pedagógicas”, explicou o representante do Instituto GRPCom, Lincoln Almeida.

Reciclando no interior
Como nas comunidades do interior não há a coleta seletiva de lixo, o assunto despertou a preocupação dos alunos e a escola tornou-se um ponto de recolhimento destes materiais. Com base no projeto da RPC, o professor Allisson desenvolveu as atividades pelo programa Mais Educação. “Estou muito surpreso e feliz com a notícia. O principal objetivo nosso com este trabalho foi dar destino correto ao lixo reciclável. Nós coletamos, o caminhão vem uma vez por mês e leva o material para as cooperativas”, disse.

“Toda a nossa equipe está contente em ser premiada com a metodologia do ‘Televisando o Futuro’ que propicia os nossos alunos uma aprendizagem bem significativa”, afirmou a diretora da Escola Rosa Zarpelon, Ana Maria Zarpelon. “Nosso projeto veio de encontro com o tema e estamos muito felizes e honrados com o trabalho bem desenvolvido. A nossa comunidade também deveria saber como foi importante este projeto nosso, porque toda a escola está envolvida”, destacou a coordenadora, Cíntia Zanrolensi Rossa, lembrando que as pequenas sacolas com materiais levadas até a escola fizeram a diferença.

Reconhecimento
A secretária de Educação, Rita de Cássia de Almeida, enaltece a importância do ‘Televisando o Futuro’. “Por meio das mídias, as crianças conseguem entrar no mundo virtual, digital e tecnológico. E, trabalhando com esta temática, veio o resultado. Ganhamos três prêmios, dois a nível regional e um estadual. Este é fruto do trabalho de um ano todo, que resultou nestas conquistas”. Rita agradece a RPC, a coordenadora da secretaria de Educação responsável pelo projeto, Maielle Machado de Lima, e os envolvidos do projeto nas escolas. O município encaminhou, ao todo, 200 projetos para o concurso da RPC.

Alunos da Escola Rosa Zarpelon comemoram projeto que ficou entre os 7 melhores do Paraná

Lincoln Almeida, do GRPCom, Bruno Solarski Schoeri e a professora Lady Laura Ribas da Escola São Valdomiro, que receberam premiação na categoria Ilustração
Maielle Lima e Rita Almeida da equipeda Educação e professor Allisson Zarpelon, que desenvolveu projeto na escola do Pinho de Baixo

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação